5 dicas para prevenir varizes e ter pernas saudáveis

por

O sistema circulatório

Antes de tudo, é preciso ficar claro que o sistema circulatório basicamente é composto por vasos que levam o sangue carregado de oxigênio do coração para o corpo através das artérias.

O sangue que retorna para o coração, chamado de sangue venoso, através das veias. As  válvulas e os músculos da perna ajudam para que essa sangue siga em direção ao coração e não reflua.

Por isso que muitas pessoas aprendem que os músculos das panturrilhas são como o coração exercendo a função de bombeamento do sangue venoso de volta para o coração

O que são varizes

De acordo com o médico Dr. Pedro Pinheiro, varizes caracterizam-se por uma alteração no diâmetro das veias provocando uma diminuição no fluxo circulatório de sangue, é comum que profissionais definam varizes como veias dilatadas e tortuosas.

Essa situação pode acontecer em qualquer região do corpo, no entanto é muito mais frequente nos vasos superficiais dos membros inferiores, isso ocorre por que é comum que os músculos das pernas permanecem em contração quando nos mantemos em pé, aumentando a pressão interna dos vasos provocando as varizes.

Fatores de risco

Fatores hereditários, tabagismo e obesidade, são fatores de risco. Mulheres têm um maior percentual de incidência das varizes por conta da utilização de pílulas anticoncepcionais, gravidez e fatores hormonais.

Consequências das varizes

À medida que evoluem as varizes podem causar vários problemas, dor e desconforto e ainda situações mais graves como a trombose, nesse caso denominada tromboflebite. Além dos problemas à saúde a má circulação também causa prejuízos estéticos e até mesmo à autoestima.

Por conta disso separamos 5 dicas de como prevenir as varizes e manter as pernas saudáveis. Mas antes é preciso esclarecer que o acompanhamento médico é fundamental, a especialidade médica responsável pelo estudo do sistema vascular é a angiologia.

O angiologista ou médico vascular é o profissional especializado no tratamento de problemas relacionados à circulação

No site da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV é possível encontrar uma lista com profissionais capacitados confira aqui.

5 dicas de prevenção de varizes

1. Manutenção do peso corporal adequado.

Com aumento no peso corporal o sistema vascular como um todo sofre o aumento de pressão, o retorno do sangue venoso dos membros inferiores em direção ao coração é dificultado pelo aumento da pressão provocada pelo acúmulo de gordura na região abdominal. Além do acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

2. Sair do sedentarismo.

Como já se sabe a falta de uma rotina de exercícios causa uma série de complicações à saúde afetando diversos órgãos e sistemas, não seria diferente no caso do aparelho circulatório.

Com acompanhamento profissional a adoção de uma rotina de atividade física contribui muito tanto na prevenção quanto tratamento de varizes.

Porém é preciso atenção quanto à atividades onde ocorram impacto ou contato físico especialmente para aquelas pessoas que já possuem varizes.

O exercício físico contribui para a melhora na circulação sanguínea, e em muitos casos os bons efeitos do exercício sobre a circulação podem ser potencializados com a utilização de meias de compressão.

As meias de compressão, quando utilizadas sob orientação do angiologista são excelentes tanto para a prevenção quanto tratamento de varizes, não por acaso são popularmente conhecidas como meias para varizes.

As meias provocam a pressão adequada sobre os vasos sanguíneos superficiais acelerando o fluxo sanguíneo.

Para facilitar o entendimento podemos utilizar o exemplo de uma mangueira de água destas usadas para regar plantas no jardim, se você fizer uma leve pressão sobre a mangueira perceberá que a água esguicha para longe.

É mais ou menos dessa forma que a meia para varizes atua sobre os vasos sanguíneos.

3. Alternância de posição, evite permanecer muito tempo em pé ou sentado.

Pessoas que trabalham por longos períodos em pé estão mais predispostas ao surgimento das varizes.

Existem várias profissões onde permanecer horas em pé é rotina, seja caminhando ou fazendo movimentos mínimos ou pior ainda quase não saindo do mesmo lugar. Em relação à circulação nas pernas isso é um grande complicador.

Exemplos de profissões submetidas a essa condição são: professor, chef de cozinha, vigia/segurança, cabeleireiro.

Para essas pessoas é recomendado que procure alternar o peso entre uma perna e outra.

Faça pausas para sentar-se, o ideal até seria que nestes momentos aproveitasse para colocar os pés pra cima favorecendo o retorno venoso (a volta do sangue para o coração).

4. Evite o tabagismo e o consumo exagerado de álcool.

O cigarro provoca alterações no sistema circulatório, em especial os vasos sanguíneos são afetados de várias maneiras, acarretando aumento da pressão arterial e consequentemente as varizes.

Já a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas também provoca a vasodilatação que por consequência deformas os vasos sanguíneos.

5. Utilização preventiva de meias para varizes.

Como citado anteriormente as meias de compressão atuam sobre os vasos sanguíneos superficiais, aumentando a pressão e o retorno do sangue venoso ao coração.

Existem meias de compressão para o tratamento de varizes e aquelas utilizadas para a prevenção. As meias preventivas têm uma compressão menor ente 15 – 20 mmHg (milímetros de mercúrio).

Essas meias podem ser tanto utilizadas no dia a dia, no trabalho ou até mesmo em viagens de longa duração, quando permanecemos longos períodos de imobilidade.

O fator genético tem enorme contribuição no surgimento das varizes, porém o estilo de vida é determinante. Por isso adotando os cuidados citados até aqui você consegue reduzir drasticamente o risco do surgimento de varizes.

Quando procurar orientação profissional.

Além do que já foi comentado até aqui, é importante mencionar novamente que o acompanhamento médico é primordial.

Procure o seu médico vascular para a adequada orientação ou até tratamento quando:

  • Sentir ardência ou dormência;
  • Sensação de peso ou inchaço das pernas e os pés;
  • Mudança da coloração na região dos tornozelos;
  • Gestantes devem estar atentas aos sinais já que estão sujeitas ao aparecimento de varizes em decorrência das alterações hormonais;

Existem inclusive meias de compressão para gestante, com características exclusivas para esse público.

Falamos até aqui do médico especializado no sistema circulatório, o angiologista.

Mas também não podemos deixar de mencionar que o acompanhamento de um nutricionista para a preparação de uma dieta adequada é bastante recomendável.

Para a correta prescrição de exercícios físicos procure um professor de educação física. Ele pode inclusive auxiliar no acompanhamento dos sinais vitais como a pressão arterial e frequência cardíaca durante a atividade.

 


 Profissionais consultados:

Dr. Maurício José de Carvalho Filho – CREFITO-8 6685-F
Fisioterapeuta com especialização em traumato-ortopedia


Dr. Pedro Pinheiro – CRM RJ 730092

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Atualmente radicado em Lisboa, Portugal, tem títulos reconhecidos pela Universidade do Porto e pelo Colégio da Especialidade de Nefrologia de Portugal.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *