como escolher almofadas para cadeira de rodas

Almofadas para cadeira de rodas – Importância, vantagens e como escolher

por

As almofadas para cadeira de rodas proporcionam conforto ao paciente, além de evitar desagradáveis problemas de saúde.  Assim sendo, a escolha certa é muito importante a fim de não causar danos ao usuário.

Então, neste artigo, você descobrirá sobre a importância das almofadas para cadeiras de rodas e como elas podem ajudá-lo. Também saberá como escolher o modelo mais adequado para que se sinta seguro.

Dessa maneira, é fundamental salientar que as cadeiras de rodas têm uma série de aspectos diferentes que precisam ser observados. E, com isso, possam garantir que a pessoa que usa a cadeira de rodas fique longe de qualquer tipo de desconforto, prejuízo ou dano.

Até porque os períodos prolongados sentados na cadeira de rodas têm se mostrado prejudiciais para o usuário a longo prazo. Assim sendo, podem surgir:

  • Feridas por pressão, deformidades ósseas, lesões na medula espinhal, etc., os quais se tornam comuns entre os usuários de cadeiras de rodas.

Obviamente, há uma série de fatores que contribuem para essas condições, mas um dos principais são as almofadas para cadeiras de rodas. E de tal modo se tornam tão importantes obter uma que se adequa a necessidade do paciente.

Aproveite e leia os nossos artigos sobre Dicas de como escolher a cadeira de rodas ideal. E também Cadeira de rodas motorizada ou manual. Qual escolher?

O que é uma almofada para cadeira de rodas?

Uma almofada de cadeira de rodas é uma almofada simples, mas projetada com características próprias e específicas para cadeiras de rodas. Logo, são moldadas de acordo com os tamanhos das diferentes cadeiras de rodas e vêm em diferentes opções de altura.

Além disso, essas almofadas têm uma sensibilidade à pressão diferente e são feitas de materiais diferentes. Dessa forma, cada uma, em última análise, atende ao objetivo de fornecer conforto. Como também previnem condições como úlceras de pressão e corrigem a postura do usuário.

Por que as almofadas para cadeiras de rodas são importantes?

Um dos principais problemas que persistem com pessoas que usam cadeiras de rodas são as úlceras de pressão. Sendo assim, as úlceras de pressão são lesões que afetam a pele da pessoa quando uma pressão contínua é aplicada sobre a pele. Com isso, aumenta o calor e a fricção, causando danos à pele.

Isso também obstrui o fluxo sanguíneo, gerando inflamação e dor. Então, as almofadas para cadeiras de rodas funcionam principalmente contra úlceras de pressão.

Além disso, elas fornecem um ambiente respirável para a pele. Para tanto, reduzem o atrito e o calor entre a pele e a cadeira de rodas.

Com isso, permite um fluxo sanguíneo saudável. E os médicos geralmente recomendam erguer o corpo por alguns segundos a cada uma ou duas horas para permitir que a pele relaxe.

Ademais, existem outros problemas menores associados ao uso prolongado de cadeiras de rodas. E que incluem lesões pélvicas associadas a problemas relacionados à pressão, deformidades e lesões da medula espinhal.

Portanto, as almofadas para cadeiras de rodas atuam em três coisas importantes:

  • Reduzem as lesões relacionadas à pressão, que incluem úlceras de pressão, lesões na pele e lacerações na pele;
  • Melhora a postura de uma pessoa modelando o cóccix, o osso pélvico e a região lombar;
  • Proporciona conforto ao usuário permitindo que a pele respire e reduz a transpiração na região inferior do corpo.

Precauções que devem ser tomadas ao escolher almofadas para cadeiras de rodas

  • Sempre verifique o tamanho e o tipo da cadeira de rodas em uso ao escolher a almofada da cadeira de rodas;
  • Consulte um profissional médico para saber qual almofada de cadeira de rodas é apropriada para você;
  • Nunca use uma almofada de cadeira de rodas como encosto, pois pode causar mais problemas relacionados à postura e deformidade;
  • Verifique se você tem alergia ao material da almofada antes de comprá-la.

As almofadas para cadeiras de rodas são uma parte importante para quem utiliza a cadeira de rodas com frequência. E escolher uma adequada e correta pode garantir uma experiência segura e confortável para o seu dia a dia.

Vantagens das almofadas para cadeira de rodas

Para um maior benefício, as almofadas para cadeira de rodas permitem que o usuário se sinta bem, confortável e não tenha dores constantes em seu corpo. Por isso, a sua importância e destacaremos abaixo algumas vantagens:

  • Conforto

O conforto é a vantagem mais importante que influencia as pessoas a fazerem uso dessas almofadas. Todavia, elas são variadas e você deve escolher conforme o tipo que mais se adequa a sua necessidade.

  • Melhora a saúde

O outro benefício importante de usar a almofada da cadeira de rodas é que ela pode fornecer os melhores benefícios para a saúde. Basicamente, as pessoas com deficiência passam mais tempo nas cadeiras de rodas.

E, consequentemente, os esporos de pressão se desenvolverão facilmente. Obviamente, isso não só causa desconforto, mas também causa muita dor quando os dias passam.

Assim, para se livrar desse problema e ter um assento confortável sem quaisquer efeitos colaterais, podem ser utilizadas as almofadas especialmente concebidas para as cadeiras de rodas.

O outro problema comum experimentado pelas pessoas que usam cadeiras de rodas é a dor nas costas. Logo, a dor crônica nas costas os coloca em grandes apuros e causa vários problemas médicos.

Portanto, a melhor solução para esse problema também pode ser apontada com o uso da almofada para cadeiras de rodas.

  • Estabilidade

As almofadas para cadeiras de rodas podem proporcionar-lhes a máxima estabilidade. Assim sendo, os usuários podem obter uma melhor aderência.

E também podem sentar-se na postura mais conveniente. Com isso, pode garantir seu nível de conforto em maior medida.

Como as almofadas são muito leves, os usuários não terão grandes problemas de mobilidade. Logo, eles podem manusear a cadeira de rodas facilmente, sem fazer mais esforço.

Se necessário, os usuários também podem avançar para o design feito sob medida, que será a opção mais inteligente para garantir estabilidade, conforto e outros fatores relacionados.

E você? Está confortável em sua cadeira de rodas? Se desejar, comente como está sendo o seu uso. Além disso, conheça os nossos modelos de almofadas, clique AQUI e escolha a mais adequada para o seu bem estar.