praticar corrida

Meias de compressão para atividade física melhoram a performance

por

As meias de compressão para atividade física são uma tendência na moda fitness com justificativa científica.

Em meio ao dia a dia agitado, as pessoas preocupadas com a saúde buscam alternativas para manter o corpo em movimento, o que é um grande investimento para a saúde, como dizem os estudos que comprovam que a prática de exercícios tem efeitos fantásticos sobre o cérebro humano.

O problema é que o estresse do trabalho e o próprio desgaste da atividade física acabam, por inúmeras vezes, desestimulando os interessados em manter a rotina de exercícios.

Não é fácil começar e manter uma constância de treinos se alguma parte do corpo sofre com cansaço excessivo ou dores durante e após as atividades.

É aí que itens, como as meias de compressão para atividade física, surgem como aliados que ajudam a evitar a fadiga causada pelos exercícios físicos.

É isso que vamos tratar neste artigo.

Continue lendo.

meias de compressão para atividade física

Como as meias de compressão funcionam?

A força e a repetição de movimentos exigidos durante os exercícios de musculação, corrida e outras atividades aeróbicas causam estresse muscular e podem tornar os exercícios desconfortáveis e dolorosos, o que é um prato cheio para o desestímulo em continuar se exercitando frequentemente.

Por isso, a medicina do esporte e a indústria desenvolveram as meias de compressão para atividade física, que funcionam como acessórios esportivos para melhorar o rendimento, seja o atleta amador ou profissional.

As meias de compressão funcionam comprimindo levemente as veias dos membros inferiores, desde o pé até o alto da panturrilha. Elas ajudam o sistema circulatório, de baixo para cima, auxiliando o sangue a subir pelas veias.

 

Modelos de meias de compressão esportivas

Algumas marcas como a Sigvaris oferecem a meia inteira, aquela muito semelhante a uma meia de futebol, ou também a polaina, também conhecida como “canelito”, a qual se estende desde o tornozelo até o final da panturrilha.

Alguns corredores fazem a opção pela polaina por deixar o tornozelo mais livre.  Ambas possuem compressão de 20-30 mmHg classificada como média compressão.

Durante a atividade física

Além de melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço, a compressão feita pelos tecidos elásticos das meias sobre as veias e os músculos da perna melhora a oxigenação e a nutrição muscular, promovendo o aumento do fluxo sanguíneo e reduzindo o acúmulo de ácido láctico.

Estas condições se refletem na preservação muscular, diminuindo o cansaço e as dores musculares.

A compressão das meias também reduz a vibração muscular durante o exercício, otimizando a execução do movimento e, consequentemente, evitando lesões e melhorando o rendimento durante a atividade física.

Depois dos exercícios

Durante os processos fisiológicos pós-exercícios, as meias de compressão esportivas reduzem os espasmos, promovem relaxamento muscular e aceleram a regeneração das fibras musculares após treinos intensos, reduzindo as dores que surgem depois do treinamento.

Isto significa mais conforto e bem-estar nos momentos seguintes às atividades físicas, o que serve de estímulo para continuar malhando rotineiramente.

 

meias de compressão para prática esportiva

Como usar as meias de compressão para atividade física?

Na academia

As meias de compressão esportivas podem ser utilizadas na academia durante a musculação e as atividades aeróbicas.

Elas são especialmente recomendadas para a prática de exercícios que trabalham a força muscular dos membros inferiores, como agachamento, abdução e adução, seja no solo ou aqueles praticados em aparelhos como Leg Press, Cadeira Extensora, Cadeira Abdutora etc.

Ao ar livre

As meias elásticas para exercícios também podem oferecer benefícios nas atividades ao ar livre que exigem proteção e amortecimento nos joelhos e panturrilhas,  como é o caso da corrida de longa distância ou caminhadas por terrenos íngremes.

 

Como vestir corretamente a meia de compressão para malhar?

A meia elástica esportiva só é benéfica para a saúde se utilizada da maneira correta: no tamanho adequado e com a indicação correta de uso. Caso contrário, ela pode ser apenas um elemento a mais na “indumentária” esportiva e pode até mesmo fazer mal à saúde.

As meias de compressão apropriadas para a prática esportiva têm que comprimir a perna de forma decrescente, sendo mais forte embaixo e mais suave em cima.

Como é difícil para um leigo saber se esta compressão está sendo feita adequadamente de modo a ser benéfica, é recomendável consultar um médico especialista em angiologia, cirurgia vascular ou medicina do esporte para saber qual é a melhor meia a ser usada em cada caso.

Da mesma forma, na hora de comprar o produto, é altamente indicada a escolha de lojas especializadas, em que o vendedor terá condições de indicar a melhor solução de acordo com a sua necessidade.

Vale lembrar para sempre desconfiar de ofertas milagrosas pela internet ou da “empurroterapia” de vendedores que não conseguem esclarecer as suas dúvidas e insistem em oferecer um ou outro modelo específico.

Conclusão

Praticar esporte é ótimo e pouca gente duvida disso. Mas também há que se tomar alguns cuidados para que a prática seja realmente benéfica e melhor aproveitada em seu escasso tempo.

Por isso, sempre avalie as possibilidade de usar recursos que possa ajudar no objetivo de conseguir melhor rendimento, desde, claro, que com indicação médica e dentro dos limites do bom senso.

Gostou deste artigo sobre o aumento do rendimento com as meias de compressão para atividade física?

Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam os benefícios destas meias.