Prevenção de varizes na gestação
Durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas alterações em especial aquelas relacionadas ao sistema vascular. À medida que o feto se desenvolve o coração aumenta a carga de trabalho para suprir o maior no volume sanguíneo, que pode chegar a 50%, ou seja uma gestante pode ter até 50% a mais de sangue circulando pelo sistema.
Com o aumento no tamanho do útero o retorno do sangue fica prejudicado afetando pés tornozelos, pernas e a região pélvica, dessa forma os membros inferiores sofrem o inchaço, e é comum o surgimento das varizes.
As varizes são veias deformadas e dilatadas em decorrência do aumento na pressão nas paredes dos vasos, em muitas pessoas essa condição pode causar dor e desconforto além do aspecto estético, não região mais próxima da pelve essas varizes podem ficar ainda mais calibrosas.
Além da mobilidade diminuída, permanência por períodos prolongados na mesma posição a genética tem grande influência na predisposição para as varizes, e na gravidez esse risco aumenta ainda mais.
O que fazer:
Para prevenir este problema a mulher grávida deve adotar alguns hábitos relacionados à alimentação, exercícios e utilização de suportes e meias de compressão:
- Alimentação saudável, rica em frutas verduras e legumes, redução do sal que retém líquidos.
- Exercícios de bomba nos pés tornozelos, com movimentos circulares, para cima e para baixo com os pés. Também em pé apoiada em uma cadeira realizar movimentos pra cima e para baixo nas pontas dos pés.
- Utilização de suporte rampa terapêutica quando estiver em repouso (figura-1).
- Utilização das meias de compressão para gestante, são prescritas pelo médico com a compressão adequada para cada caso, podendo ser de suave, media ou alta compressão. Cada meia de compressão tem sua indicação própria por isso a importância da consulta médica para prescrição adequada.

Figura 1 – rampa terapêutica