Qual é a melhor meia de compressão?

por

Entre tantas opções disponíveis no mercado muitas pessoas se questionam afinal qual a melhor meia de compressão.

Essa dúvida faz bastante sentido, pois existem diversas marcas, e a mesma marca oferece várias linhas em sua grade de produtos.

Outro aspecto que chama a atenção é o preço que pode variar bastante entre uma meia e outra.

O que é, e como funciona a meia de compressão

Antes de respondermos essa questão é preciso entender que a meia de compressão pode ser comparada um remédio, isso mesmo, um remédio para tratar ou prevenir problemas de circulação como varizes.

A unidade de medida para determinar a compressão de uma meia são os milímetros de mercúrio (mmHg). É comum você verificar na embalagem da meia de compressão informações como 15-20 mmHg ou então 20-30 mmHg etc.

Indicação da compressão na caixa da meia

Níveis de compressão

Sendo um remédio a meia de compressão também apresenta determinadas “doses” por assim dizer. Essa dose é de acordo com o nível de compressão, sendo:

  • Suave compressão: meia de compressão graduada com 15 – 20 mmHg, é uma meia preventiva, recomendada para viagens de longa duração, gestantes ou sintomas vasculares leves.
  • Média compressão: essa é a meia elástica mais utilizada pela maioria das pessoas quando procuram um médico vascular. O nível de compressão nesse caso é de 20 – 30 mmHg. Recomendada em casos de varizes com tendência ao inchaço, cansaço nas pernas etc.
  • Alta Compressão: com um nível de compressão de 30 – 40 mmHg a meia de alta compressão, é utilizada em casos mais severos, como varizes de grosso calibre etc.

Basicamente seriam esses os três níveis de compressão das meias para varizes, existe ainda uma meia antitrombo, utilizada em procedimentos cirúrgicos, e com uma intensidade de compressão de 18 – 23 mmHg.

É importante saber disso pois o preço de uma meia de compressão está intimamente ligado ao nível de compressão da meia, quanto maior a compressão da meia mais elevado será o preço.

As marcas de meias de compressão

Muitas pessoas associam meia de compressão à marca Kendall, isso por que é uma marca que se tornou muito comum em lojas de vestuário e farmácias em décadas anteriores.

No entanto, hoje no Brasil existem várias outras marcas, tais como, Sigvaris, Venosan, Medi, Jobst e Selecta.

Cada marca possui uma variedade grande de modelos para atender os diferentes tipos de públicos e suas necessidades.

O tecido da meia de compressão

Outro aspecto que deve ser considerado é o tecido, esse pode variar muito entre uma meia e outra, o que vai garantir maior ou menor durabilidade, conforto e até mesmo higiene da meia, já que algumas retêm mais o suor.

Por exemplo, a marca Sigvaris dispõe de meias com  mesma compressão porém com tecidos diferentes, isso implica em uma diferença de qualidade e preço.

Meia de compressão mais barata

Apartir das informações dadas até aqui você pode concluir que a diferença de pessoa entre uma meia e outra provavelmente se justifica por algum motivo.

Se não for pela diferença na compressão muito provavelmente a diferença de preço se justifica na qualidade do tecido da meia.

Mas afinal qual a melhor meia de compressão

Infelizmente essa a resposta para essa pergunta é depende. Depende de qual nível de compressão você está buscando.

Mas para ajudar nessa escolha podemos elencar algumas marcas e modelos de excelente qualidade.

Sigvaris

É uma das mais tradicionais marcas de meias de compressão presente no Brasil, é uma empresa Suiça presente no Brasil desde os anos 50.

Em se tratando de compressão 20 – 30 mmHg podemos dizer que a melhor meia de compressão da Sigvaris é a Essencial.

Essa é a antiga Select Comfort Premium, que foi substituída pela Essencial nos últimos anos.

É uma meia revestida internamente por microfibra que auxilia na transferência do suor para o meio externo, oferecendo uma agradável sensação climática.

Meia de Compressão Sigvaris Essencial 20-30mmHg

Medi

Esta também é uma marca da Suiça resente no Brasil há alguns anos e de excelente qualidade, preferida inclusive por muitos médicos.

A melhor meia de compressão da Medi é Sheer & Soft, esse modelo oferece um tecido com revestimento interno com efeito climático, facilidade na colocação da meia e durabilidade, além de ser um tecido mais fino com excelente apelo estético.

Meia de Compressão Medi Sheer & Soft

Venosan

A Venosan também é uma marca de origem Suiça, apesar de estar no Brasil desde 1995, com uma fabrica de meias de compressão instalada na região nordeste.

A principal e melhor linha da Venosan média compressão 20 – 30 mmHg é a Ultraline, é a meia que briga com a linha Essencial da Sigvaris.

A Venosan Ultraline apresenta também características similares às da Sigvaris em relação ao conforto da meia, além da durabilidade e facilidade de uso.

Meia Venosan Ultraline 20-30 mmHg

Jobst

A Jobst é uma marca americana, com presença ainda bastante tímida no Brasil, mas que apresenta uma linha de excelente qualidade chamada Ultra Sheer.

Meia Ultra Sheer da Jobst apresenta um tecido transparente, também possui efeito climático no tecido melhorando o conforto, além de um toque macio.

Até aqui falamos de meias de compressão fabricadas em tecido sintético, predominantemente nylon e elastano.

No entanto algumas pessoas por recomendação médica necessitam utilizar meias compostas por tecido em algodão.

Nesses casos as três marcas possuem suas versões para esse público, com qualidade muito semelhante.

Meia Jobst Ultra Sheer

Meia de compressão Selecta

A Selecta é um caso a parte, sem dúvidas é uma meia de ótima qualidade mas o tecido das meias dessa marca tem por característica serem bem mais grossos.

Muitos médicos preferem prescrever as meias da Selecta para tratamentos específicos. Por isso a importância de seguir a recomendação médica.

A Selecta ao contrário das outras marcas não possui em sua grade meias de compressão alguma versão com tecido mais fino e estético.

Porém no aspecto durabilidade o tecido das meias Selecta é excelente.

Qual meia de compressão escolher

Apartir dessas informações você pode concluir que a escolha vai depender da recomendação que o médico fizer, levando em conta a compressão indicada para cada paciente.

Cada marca possui meias para “brigar” no preço. Optar por uma meia mais barata nem sempre é a opção mais vantajosa.

Para alguns pacientes que precisam usar por um curto período, não mais que um mês, talvez uma meia de compressão mais barata pode ser vantajoso.

No entanto, gestantes, ou pessoas que irão utilizar a meia para um tratamento mais longo o preço não deve ser o principal critério para a escolha da meia.

Para concluir podemos dizer que tanto Medi como Sigvaris, Venosan e Jobst possuem as versões top de linha além daquelas opções mais baratas.

As melhores meias implicam em maior durabilidade, facilidade ao vestir, conforto, e higiene da meia de compressão.

Apontar uma única meia de compressão como sendo a melhor é um pouco pretensioso, além de que isso é algo bastante pessoal.

Se ainda estiver com dúvidas assita a esse vídeo onde falamos um pouco mais sobre isso: