Você sabe como surgiram as meias de compressão?

por

As meias de compressão cada vez mais vêm se popularizando, não só para tratamento de varizes como também para outras finalidades, pratica esportiva, conforto, viagens.

Mas você sabe como foi que se inventou a meia de compressão para o tratamento de problemas vasculares?

Da forma como conhecemos hoje a meia de compressão começa pela idealização de um engenheiro de alemão chamado Conrad Jobst.

Jobst estudou engenharia na Alemanha e trabalhou em vários países da Europa antes de mudar para os Estados Unidos.

Responsável por invenções e patentes algumas como o conversível com capota rígida, bombas de compressão, fios de fita, e prensas hidráulicas.

A invenção das meias de compressão

Conrad Jobst sofria desde a infância de insuficiência venosa crônica. Esse é um problema que acomete as válvulas das veias, prejudicando o fluxo circulatório adequado.

Aos 41 anos de idade Jobst procurou se aprofundar no estudo de alguma solução para o problema do qual sofria.

Em uma ocasião Jobst percebeu que quando nadava a pressão da água proporcionava um considerável alívio na dor que sentia.

Após perceber esse efeito em parceria com o médico fisiologista Otto Gauer, estudou o sistema circulatório, e possíveis alternativas para resolver problemas.

Dessa forma tentaram uma alternativa que pudesse recriar os efeitos da pressão da água sobre os vasos sanguíneos.

Jobst e Otto concluíram que uma vestimenta de pressão seria essa alternativa, proporcionando pressão gradativa dos tornozelos até os joelhos.

Concluíram que a maior pressão seria nos tornozelos reduzindo de forma gradual ao longo da perna.

Estava criada por tanto em 1950 a terapia de compressão, que difundiu a meia de compressão como alternativa para tratamentos vasculares.

Conrad Jobst inventor da meia de compressão

As meias de compressão nos dias de hoje.

Atualmente os efeitos das meias de compressão são amplamente conhecidos por médicos e pacientes, apresentando excelentes resultados em tratamentos variados.

As meias de compressão podem ser utilizadas em diversas situações como:

  • Sensação de peso e cansaço nas pernas.
  • Varizes com tendência para edema.
  • Tratamento de doenças venosas e linfáticas.
  • Pós-operatório de varizes.
  • Linfedema.

Além disso, também podem ser utilizadas por gestantes, para prevenção de varizes na gravidez.

Existem também as meias de compressão para viagens, recomendadas em viagens de mais de três horas de duração especialmente viagens aéreas, onde a falta de mobilidade pode ocasionar tromboses.

Praticantes de atividades esportivas também utilizam a meia como uma recurso para prevenção de lesões, desconforto pós exercício, além da melhora no desempenho.

Algumas pessoas ainda têm uma certa resistência a utilização das meias, muito por conta da questão estética, isso por que antigamente não existiam tantas opções de cores e tecidos.

Hoje no entanto, existem meias de compressão que são praticamente idênticas a uma meia-calça feminina, ou mesmo uma meia social masculina.

Inclusive muitas pessoas que trabalham utilizam, ao invés de uma meia social a meia de compressão, especialmente aqueles profissionais que permanecem muito tempo em pé ou sentados.

Outra dificuldade bastante comum de muitos usuários especialmente aqueles que utilizam pela primeira vez é a colocação da meia de compressão.

Porém com a evolução dos tecidos e a tecnologia na fabricação das meias, existem modelos que facilitam a colocação.

As meais de compressão definitivamente oferecem um grande número de benefícios, no entanto é sempre recomendado que se procure o médico vascular, que é o especialista em circulação.

Existem meias de suave, média e alta compressão, meias ¾ além de 7/8 e meia calça, ou ainda as meias de compressão para gestante.

Para cada caso uma meia de compressão específica pode ser indicada e por isso o médico deve ser consultado para a prescrição da meia mais adequada.

Como colocar a meia de compressão