Saiba tudo antes de comprar sua meia de compressão

por

Para pessoas que sofrem com varizes a meia de compressão não são novidade, isso por que o principal recurso nesses casos é a meia de compressão.

A meia nesses casos é o tratamento, é o remédio que o médico indica para o paciente.

Como funcionam as meias de compressão

Imagine você molhando as plantas com uma mangueira de jardim, a água que sai da mangueira tem uma determinada pressão.

Você é capaz de aumentar essa pressão, fazendo com que a água esguiche mais longe, para isso basta apertar a ponta da mangueira.

Essa analogia demonstra o que a meia de compressão faz nos pés tornozelos e panturrilhas, o sangue flui com mais velocidade dos vasos sanguíneos superficiais para os mais profundos.

Como saber qual a meia de compressão adequada

Existem vários tipos de meia de compressão, com tecidos, tamanho e compressão diferentes, em cada situação um tipo é o mais adequado.

Por isso você deve fazer uma consulta com um médico angiologista, também conhecido como médico vascular, esse é o especialista do aparelho circulatório.

Você até pode comprar uma meia de compressão em farmácias ou loja de produtos hospitalares, porém sem uma avaliação correta do especialista eventualmente estará utilizando uma meia que não é adequada.

Existem três níveis de compressão suave, média e alta compressão.

Para cada situação, existe um nível de compressão adequado, como por exemplo prevenção de trombose em viagens longas, a meia adequada é aquela de suave compressão.

Então perceba que usar a meia de compressão requer uma avaliação correta para se obter o efeito adequado.

Marcas de meia de compressão

Muitas pessoas atribuem a expressão “meia Kendall” de forma genérica às meias de compressão, isso se deve à popularização das meias Kendall em lojas de roupas e farmácias na década de 80.

De fato as meias Kendall são uma dentre várias marcas de meias de compressão que existem no mercado brasileiro.

Além da marca Kendall, você encontra marcas como Sigvaris, Selecta, Venosan, Jobst.

Portanto ao contrário do que muitos pensam meia Kendall não é sinônimo de meia de compressão e sim o nome de uma dentre outras marcas.

Indicação das meias de compressão

Conforme mencionamos as meias de compressão classificam-se pelo nível de compressão, cada nível de compressão atende um objetivo específico.

Lembrando que a unidade de medida de compressão das meias é o mmHg (milímetros de mercúrio)

Meia de suave compressão

Essa é meia preventiva, tem uma compressão entre 15-20 mmHg. Essa meia é utilizada em viagens de longa duração, prevenção de varizes, pernas cansadas, e durante a gestação.

Meia de média compressão

Talvez a meia mais utilizada seja justamente a de média compressão, 20-30 mmHg. Essa meia é recomendada para tratamento de varizes, pós-operatório, inchaço moderado.

Meia de alta compressão

Meia de compressão 30-40 mmHg. Utilizada em casso mais graves, varizes de grosso calibre, e tratamentos mais severos.

Demonstramos aqui alguns exemplos de uso e indicações das meias de compressão, mas nunca é demais reforçar que o médico vascular é quem vai fazer a adequada indicação.

Existem ainda as meias de compressão esportivas, essas podem ser de suave ou média compressão, e tem um tecido e desenho próprios para a prática esportiva.

Essas meias ajudam na prevenção de lesões, diminuem a fadiga e auxiliam na recuperação pós-exercício.

Outra opção bastante utilizada é a meia antitrombo, essa por sua vez é recomendada para prevenção de trombos em cirurgias, geralmente são na cor branca.

Pessoas saudáveis podem usar meias de compressão

A resposta é sim, conforme falamos até aqui as meias podem ser utilizadas em diversas situações.

Profissões em que a pessoa passa muito tempo em pé deveriam sempre considerar utilizar uma meia de compressão como medida preventiva.

Além é claro de aliviar a dor e desconforto ao final da jornada de trabalho a meia de compressão irá prevenir o surgimento de varizes e outros problemas circulatórios.

Comissários de bordo também deveriam usar as meias de compressão. É sabido dos riscos que a alteração de pressão em voos provoca na circulação, e o efeito visível é o inchaço.

A compressão suave das meias oferece nesses casos conforto e segurança à saúde destes trabalhadores. Inclusive já existem algumas companhias aéreas dando mais atenção a essa questão de saúde.

A medida da meia de compressão

Ao comprar uma meia de compressão você deve procurar uma loja especializada, isso por que a medida da meia de compressão é um aspecto crítico.

Para cada pessoa com um biótipo diferente existe um tamanho de meia adequado, por isso é tão importante verificar as medidas adequadamente.

Tem casos em que a pessoa tem uma diferença de medida entre uma perna e outra tão significativa que é necessário comprar dois pares de meia de compressão sendo uma de cada tamanho.

Outro ponto importante, a medida entre uma perna e outra não é exatamente a mesma, por isso é válido inclusive usar sempre a mesma meia para cada perna.

Quando trocar a meia de compressão.

Algumas pessoas utilizam a sua meia por mais de um ano, isso não é necessariamente um problema, a compressão se mantém por bastante tempo.

No entanto os fabricantes normalmente recomendam que a meia seja substituída a cada 6 meses.

A partir desse prazo o feito compressivo já não é mais o mesmo que quando a meia está nova.

Preço da meia e compressão

Como existem diferentes marcas, e a mesma marca oferece vários modelos, com diferentes tecidos, é de se imaginar que o preço pode variar substancialmente.

Outra questão é a compressão, quanto mais alta a compressão maior o preço da meia.

Portanto você pode encontrar meias a partir de R$ 80,00 até mais de R$ 400,00.

Por isso não se engane, existe muita diferença na qualidade entre uma meia e outra, e muitas vezes isso fica evidente através do preço.

Como conservar a meia de compressão

Sabemos que meia de compressão não é um produto barato, por isso é importante tomar alguns cuidados na lavagem para não danificar sua meia de compressão.

Não coloque sua meia para lavar em máquina e tão pouco secar em secadora, utilize um sabão neutro e deixe secar a sombra.

Também evite torcer, para tirar o excesso de água aperte a meia elástica sem torcer.

Meia de compressão terapêutica

Além das marcas que foram mencionadas aqui você pode encontrar algumas meias de compressão em lojas de artigos esportivos.

No entanto na maioria das vezes essas meias não especificam qual o nível de compressão, também não possuem o registro na Anvisa.

Portanto as meais de compressão terapêuticas, são aquelas com níveis de compressão bem definidos e com o registro do produto junto a Anvisa.

Meia de compressão com registro na ANVISA

Como colocar a meia de compressão