Meia elástica, meia Kendall, meia antitrombo e meia de compressão, entenda a diferença

por

Muitas pessoas principalmente na primeira vez em que vão comprar uma meia de compressão confundem esses termos.

Apesar de terem relação essas meias têm uma diferença importante quanto ao uso, material e indicação.

Existem ainda as expressões “meia medicinal” e “meia terapêutica”.

Sabendo disso preparamos esse artigo para esclarecer a diferença e as similaridades entre essas meias.

Meia medicinal ou terapêutica

Então primeiro vamos esclarecer que as meias utilizadas para prevenção e tratamento de problemas de circulação são as meias medicinais (ou terapêuticas).

Essas são como remédios, desta forma o médico vascular é quem faz a prescrição da meia após a avaliação do paciente.

A meia medicinal tem compressão graduada, ou seja, maior compressão no tornozelo e compressão um pouco menor na região da panturrilha, com isso favorece o retorno do sangue venoso.

A meia medicinal tem a compressão bem definida sendo

Outro aspecto importante é o regulatório, meias com o propósito de tratamento, obrigatoriamente devem ter seu registro junto a ANVISA.

Nesse link é possível fazer a consulta sobre a regularidade do produto diretamente no site da ANVISA.

Hoje as principais marcas de meia de compressão medicinal no mercado brasileiro com registro na ANVISA são Sigvaris, Jobst, Selecta, Venosan e Kendall.

Meia elástica e meia de compressão

Meia elástica é o termo que muitas pessoas inclusive médicos utilizam para se referir à uma meia de compressão.

Mas levando o termo ao “pé da letra” meia elástica se refere a uma meia com elástico na composição. Quando estamos nos referindo as meias com efeitos na circulação, meia elástica é aquela com algum grau de compressão, agindo na circulação sanguínea.

Meia elástica ou meia de compressão pode ser aquela que você encontra em lojas de artigos esportivos, utilizadas para prática esportiva ou para o dia a dia.

Essas por sua vez não têm uma compressão exata definida, também não possuem o devido registro na ANVISA. Por tanto, não são consideradas meias terapêuticas.

Meia Kendall

Apesar de ser o nome de uma entre as várias marca de meias de compressão que existem no mercado, o termo meia Kendall se tornou quase que sinônimo de meia de compressão.

Muitas pessoas se referem a qualquer meia de compressão como meia Kendall, quando na realidade essa é apenas uma marca de meia de compressão entre as várias que existem n mercado.

A meia Kendall se tornou bastante popular no Brasil, nas décadas de 80 e 90 principalmente pela facilidade de se comprar, já que podiam ser adquiridas em farmácias e lojas de vestuário por exemplo.

Meia antitrombo

Esse termo também é frequentemente utilizado para se referir a meia de compressão em geral. No entanto a meia antitrombo é uma meia de compressão específica.

A meia antitrombo é aquela utilizada durante e após cirurgias, quando o paciente permanece com a circulação reduzida durante e logo após o procedimento.

Existem inclusive meias antitrombo em embalagem estéril, para ser colocadas na cirurgia evitando a contaminação.

A compressão da meia antitrombo é de 18-23 mmHg, ou seja um pouco maior que uma meia de suave compressão 15-20 mmHg.

É importante ter em mente que meia pra prevenção e tratamento de varizes e outros problemas circulatórios são as meias terapêuticas.

Meia terapêutica ou medicinal tem uma compressão definida, são classificadas em níveis de compressão, suave, média e alta compressão.

As meias terapêuticas devem ter registro na ANVISA.

Como colocar a meia de compressão