5 perguntas sobre meia de compressão

por

Meia de compressão não é só para o tratamento de varizes, prevenção de trombose, como também para prática esportiva e viagens.

São várias as situações em que a meia de compressão pode ser utilizada, existem vários modelos com características diversas, o que gera bastante dúvida para quem está comprando pela primeira vez.

Por isso separamos 5 perguntas sobre meias de compressão para ajudar você a comprar a sua sem errar.

1. Para que serve a meia de compressão

Serve para melhor a circulação sanguínea das pernas, favorecendo o retorno do sangue venoso em direção ao coração.

Portanto basicamente a meia de compressão promove a melhora da circulação através da compressão que ela exerce sobre os pequenos vasos sanguíneos superficiais.

A meia de compressão pode ser utilizada para diversas finalidades, não só nos casos em que já existe algum problema circulatório.

Atletas amadores ou profissionais podem utilizar uma meia de compressão esportiva com o intuito de reduzir a fadiga pós-exercício, além da prevenção de lesões e melhora do desempenho.

Para aquelas pessoas que trabalham muito tempo em pé a utilização da meia é fundamental para prevenção de varizes.

Em viagens de longa duração acima de 3 horas também é recomendável a utilização da meia de compressão para evitar o que é conhecido como síndrome do viajante. Já falamos sobre isso aqui nesse artigo.

Também em cirurgias de longa duração a utilização da meia antitrombo é frequente para reduzir o risco da formação de trombos e embolia pulmonar, um problema grave que ocorre pela falta de mobilidade por horas e redução da circulação sanguínea por conta da anestesia.

2. Quantas horas por dia devo usar a meia de compressão

A recomendação geral de uso da meia é de 12 horas por dia, ou seja, a pessoa coloca a meia ao acordar ante de se levantar, e retira para dormir.

No caso de utilização para viagens longas, deve-se colocar a meia de compressão antes do embarque e retirar assim que chegar ao destino.

É importante salientar que o médico vascular normalmente faz a orientação do tempo de uso, por isso é necessário uma avaliação médica antes de comprar a sua meia de compressão pela primeira vez.

3. Como saber qual meia de compressão usar

Como falamos anteriormente, a meia de compressão tem diversas finalidades, e para cada caso ela apresenta características específicas.

Por exemplo, com a finalidade de prevenir possíveis problemas como no caso de gestantes que sofrem com inchaço desconforto e até mesmo o surgimento de pequenos vizinhos, eventualmente o médico vascular pode indicar uma meia de suave compressão.

Já para o tratamento de varizes, trombose, edema pode ser indicado o uso de uma meia de média compressão.

A meia de alta compressão são para casos mais severos, varizes de grosso calibre, veias varicosas na gestação entre outras situações.

Se você quiser entender mais sobre os níveis de compressão das meias temos um artigo específico aqui.

Vale destacar que quem define a compressão é o médico vascular, por isso você deve buscar orientação médica antes de comprar a sua meia de compressão.

4. Qual a meia de compressão para varizes

Um pouco da resposta para essa pergunta já foi dada na resposta anterior. As meias de compressão se dividem basicamente em três categorias de compressão:

  • Suave compressão 15 -20 mmHg

  • Média compressão 20 -30 mmHg

  • Alta compressão 30 – 40 mmHg

Além de tratamentos específicos onde a compressão supera os 40 mmHg (milímetros de mercúrio).

No caso das varizes quem define a compressão adequada é o médico vascular após a avaliação. Geralmente para o tratamento a compressão indicada é a média e alta compressão.

Insistimos aqui para que você procurar o médico vascular antes de usar uma meia de compressão por conta própria para que o tratamento tenha o efeito desejado.

Algumas vezes você pode precisar iniciar um tratamento com uma meia de alta compressão e após algum tempo mudar para uma meia de média compressão.

Em outras situações você pode comprar uma meia de média compressão quando na verdade deveria usar uma meia de alta compressão, ou suave compressão.

Enfim, não é tão simples saber qual a compressão adequada sem que se faça uma avaliação correta, e isso quem pode fazer é o médico vascular.

5. É perigoso usar meia de compressão

Em alguns casos, as meias podem causar efeitos indesejados, apesar de a meia de compressão ser um recurso externo ao organismo, não invasivo, com poucos efeitos adversos, ainda sim existem restrições tais como:

Doença obstrutiva periférica.

Insuficiência cardíaca não controlada.

Feridas ou infecções nas pernas.

Neuropatia periférica avançada.

Algumas pessoas apresentam ainda reações alérgicas á alguns tipos de matérias sintéticos utilizados na fabricação das meias.

Nesses casos a opção pode ser a utilização da meia de compressão de algodão.

Você sabe como surgiram as meias de compressão?

Colaboraram neste conteúdo:

Dr. Maurício José de Carvalho Filho – CREFITO-8 6685-F
Fisioterapeuta com especialização em traumato-ortopedia

 

Dra. Luana Parminondi Rocha – CRM/PR 25.890 – Médica Angiologista
  • Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná;
  • Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Angelina Caron;
  • Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital Angelina Caron;
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular;
  • Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Colégio Brasileiro de Radiologia;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular;