Tipos de meias de compressão

por

Se você nunca usou meias de compressão provavelmente já se deparou com a dificuldade em saber a diferença entre os diversos tipos de meias.

Eventualmente o médico vascular prescreve a meia de compressão e coloca na receita algumas opções deixando a escolha a critério do paciente.

A dúvida na escolha não é para menos afinal existem no mercado varias marcas dentre as quais:

E todas essas marcas possuem subcategorias de meias de compressão, com diferentes compressões, tecidos e finalidades.

Para lhe ajudar a resolver algumas dúvidas vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre a meia de compressão.

A compressão é o mais importante

Independente da cor, do tecido, da altura da meia, se ela vai até a panturrilha ou até a meia coxa, ou ainda se é uma meia-calça. O aspecto principal da meia de compressão é o nível ou seja, a intensidade da compressão.

A intensidade de compressão é como a dose de um remédio, é através dessa compressão que se alcança o objetivo do tratamento compressivo, utilizando a meia elástica.

A unidade de medida de compressão das meias elásticas é mmHg (milímetros de mercúrio).

Então por exemplo, você vai encontrar na embalagem das meias de compressão a indicação 15-20mmHg, 20-30mmHg ou 30-40mmHg. Isso indica qual é a intensidade da compressão.

Sendo 15-20mmHg uma meia de suave compressão, 20-30mmHg média compressão e a meia de alta compressão 30-40mmHg.

Quem determina qual a melhor compressão par cada situação é o médico vascular em sua avaliação.

Por isso é fundamental que o paciente busque a orientação médica, principalmente no caso de sintomas vasculares estarem presentes.

Você percebe que a compressão que vem descrita na embalagem da meia não é um valor exato, e sim um intervalo como por exemplo 20-30mmHg.

Isso ocorre por que a compressão da  meia é graduada, sendo maior nas extremidades e reduzindo na região da meia mais próxima ao tronco.

Normalmente para a prevenção de problemas circulatórios se utiliza a meia de suave compressão.

Em viagens de longa duração é bastante recomendado que se utilize uma meia de suave compressão para prevenir a chamada síndrome do viajante. Já falamos dessa síndrome aqui.

Comprimento da meia de compressão

Outra característica é o aspecto comprimento, isso por que você encontra meia de compressão 3/4, que é aquela que vai até abaixo do joelho, existe também a meia 7/8 ou meia-coxa, meia-calça e meia-calça para gestante.

Meia ¾ ou panturrilha

Essa é a mais utilizada, essa meia vai até um pouco abaixo do joelho, é sabido que a panturrilha é uma regia importante para auxiliar no retorno do sangue venoso.

Por isso a compressão na panturrilha é de vital importância, é nessa região que muitas vezes a circulação é mais afetada.

Meia de compressão 3/4

Meia de compressão 7/8 ou meia-coxa

Algumas vezes é necessária uma compressão nas regiões atrás do joelho ou na coxa, nesses casos a meia 7/8 é uma opção.

Algumas pessoas têm um pouco de dificuldade de adaptação a esse modelo de meia, sentem que a meia enrola na região da coxa.

Apesar da meia-coxa ter uma faixa de silicone para fixar melhor na coxa, nem sempre a adaptação ocorre.

Meia de compressão 7/8

Meia-Calça

A meia-calça pode ser a melhor opção para quem precisa de uma compressão na região da coxa e não consegue se adaptar a meia 7/8.

Meia-calça de compressão

Essa também é a indicação mais comum para gestantes.

Meia-calça para gestante

A meia-calça para gestante tem um formato próprio na região da barriga, nesse local não há compressão, pelo contrário existe uma formato próprio para acomodar a barriga.

Meia de compressão para gestante