Como Escolher a Cadeira de Rodas ou Dispositivo de Mobilidade

por

        Para muitas pessoas, seja um familiar ou cuidador, que nunca acompanharam o dia a dia de um cadeirante, ou até mesmo o próprio usuário em fase inicial, cadeira de rodas parece ser “tudo igual”, e a escolha de uma cadeira de rodas, portanto, é algo simples certo? Não é bem assim, vários aspectos devem ser levados em conta, tanto corporais, quanto psicológicos e não menos importante os fatores comportamentais, pois estes determinam em quais ambientes o cadeirante permanecerá por mais tempo e quais as principais atividades que desempenhará.

Como a utilização de uma cadeira de rodas de um modo geral não é algo que passa pela cabeça das pessoas, infelizmente é bastante comum quando a decisão de compra da cadeira de rodas não é feita diretamente pelo principal interessado, no caso o cadeirante, as pessoas avaliarem mais o preço do que as características da cadeira, e desta forma acabam adquirindo um produto que não satisfaz os anseios do usuário, de baixa qualidade e pouca durabilidade, ou ainda prejudicam a saúde, a mobilidade e até mesmo a autoestima da pessoa.

Mas então com fazer a escolha correta?

Devemos considerar algumas características e necessidades do usuário.

Se for uma pessoa ativa que se locomove com independência, sai de casa sozinha, pega ônibus ou dirige seu próprio carro. Ou então uma pessoa mais dependente, que não tem um bom controle de tronco e precisa de uma cadeira de rodas com maior proteção lateral. É bastante comum em alguns casos a pessoa estar recuperando funções motoras, nesse caso a cadeira na fase inicial da recuperação é diferente da cadeira de rodas utilizada em um momento de maior evolução do seu quadro.

Existem no mercado predominantemente duas versões de cadeiras de rodas no que se refere a estrutura:

Monobloco:

Mais compacta, favorece melhor a postura do usuário, é mais leve, mais “curta” favorecendo as manobras.

Dobrável em X:

É geralmente um modelo mais barato, cadeiras de rodas nesse modelo podem ser encontradas a um preço partindo de R$ 400,00, estrutura em aço ou alumínio. Geralmente é utilizada por idosos, ou pessoas com comprometimento motor de tal maneira que impeça de se locomover com maior independência. É um modelo mais pesado, exige mais esforço do usuário, não é tão pratica na hora de desmontar.

Fazer uma boa pesquisa antes de adquirir uma cadeira de rodas é uma boa atitude para não comprar um produto inadequado que possa mais prejudicar do que ajudar a quem precisa utilizar o produto.

Comentários não permitidos.