O que é a meia de compressão graduada

por

Uma das características mais importantes de uma meia de compressão é a graduação na compressão.

Se você já comprou uma meia de compressão, já deve ter percebido que a indicação da compressão não é um número específico e sim um intervalo entre dois números.

Por exemplo, a meia de suave compressão tem um intervalo de compressão ente 15-20 mmHg (mmHg significa milímetros de mercúrio, que um unidade de medida para compressão).

Meia de compressão graduada

As meias de compressão têm uma característica que faz com que a compressão seja maior no tornozelo e menor na região à medida que vai subindo, na região do joelho e da coxa.

Por isso essa compressão graduada favorece o fluxo do sangue em direção ao coração, ajudando o sistema vascular.

Meias de compressão x meias elásticas

Existe certa confusão entre as pessoas relacionada as meias elásticas e as meias de compressão medicinais.

Você até pode encontrar meias elásticas em lojas de artigos esportivos, algumas dessas meias inclusive apresentam em sua embalagem a descrição “meia de compressão”.

No entanto você deve observar se nessa meia está indicado qual o nível de compressão, pois as meias medicinais obrigatoriamente têm essa indicação.

Meias medicinais são meias de compressão com a clara indicação do nível de compressão. Suave, média ou alta compressão são recomendadas para prevenção e tratamento de doenças venosas.

As meias de compressão medicinais têm registro na ANVISA, são como remédios para o tratamento e prevenção de doenças vasculares como edema nas pernas, varizes, trombose venosa profunda, entre outras.

O médico vascular é o especialista mais indicado para a prescrição da meia de compressão mais adequada para cada paciente.

Portanto nem toda meia elástica ou meia de compressão necessariamente é uma meia de compressão com finalidade medicinal.

Tenha essa atenção na hora de comprar a sua meia, procure a orientação do seu médico e compre em lojas especializadas.