cuidar de pessoas acamadas

Dicas valiosas ao cuidar de pessoas acamadas    

por

Cuidar de pessoas acamadas nem sempre é fácil. Além das dificuldades para tratar o problema de saúde  que leva o paciente à cama, há muito desgaste emocional em todos os envolvidos.

A boa notícia é que o mercado de produtos para saúde e bem-estar se esmera em desenvolver soluções para melhorar a qualidade de vida de pacientes e facilitar o trabalho de profissionais de saúde, como fisioterapeutas e cuidadores.

Um dos segmentos que tem apresentado boa evolução de equipamentos é o de cama articulada, que estão cada vez mais modernas e funcionais.

Acompanhe neste post algumas dicas sobre este equipamento e porque ele é indicado para ajudar a cuidar de pessoas acamadas.

cuidar de pessoas acamadas

A importância de se ter ótimos equipamentos para cuidar de pessoas acamadas

Ficar em uma cama por curtos ou longos períodos em função de doenças definitivamente não está nos planos de ninguém.

Mas, se isso acontecer, em vez de reclamar, o que podemos fazer é buscar meios de melhorar a qualidade de vida da pessoa que está recebendo o tratamento.

Não basta apenas conseguir uma cama confortável, com um colchão de última geração e colocar o doente em um quarto arejado, com ar condicionado, televisão, frigobar e outros mimos.

A questão principal é tornar o tempo de permanência do paciente na cama o menos traumático possível.

Dependendo da doença, há que se levar em conta as longas horas sem poder ser levantar e as conseqüências que isso traz – como as feridas na pele, chamadas de escaras.

Sem contar a irritação do paciente por não ficar confortável em uma determinada posição e a dificuldade que o cuidador ou profissional de saúde terá para fazer sessões de fisioterapia, higienização etc.

O quadro se agrava ainda mais quando se trata de idosos, já mais debilitados e ainda mais dependentes de cuidados de outras pessoas.

Por isso, o ideal é se apegar a toda a estrutura disponível no mercado para fazer o tempo de recuperação ser menos angustiante.

Se o caso for de pacientes que não têm mais chance de recuperação e que podem ficar o resto da vida acamados, recursos para tornar este período menos traumático são ainda mais indispensáveis.

 

Como a cama hospitalar facilita cuidar de pessoas acamadas

Na gama de equipamentos que surgiram para facilitar o atendimento a pacientes em recuperação, o que mais se sobressai é a cama articulada.

A principal evolução neste tipo de recurso é a capacidade de ajustes de posições, que facilitam – e muito – ao paciente encontrar a posição ideal para comer, assistir televisão, ler ou simplesmente relaxar.

É possível levantar e rebaixar o leito, além de inclinar o encosto em vários ângulos e levantar o apoio para as pernas.

E melhor de tudo: todos os comandos podem ser feitos por controle remoto, o que dá ainda mais conforto e praticidade para o usuário e seus cuidadores.

Veja detalhes no vídeo:

Estas camas têm ainda outras características em seu funcionamento que vale a pena conhecer:

Aspecto visual domiciliar

Até como apoio psicológico, alguns modelos de camas articuladas são praticamente idênticos às camas que a maioria das pessoas tem em casa.

As laterais e cabeceiras podem ser revestidas em madeira ou corino, diferente do aço branco ou cinza, como são, em geral, as camas de hospitais.

Outra vantagem da cama articulada é que já é vendida com colchão.

Uso no dia a dia

Engana-se quem pensa que a cama articulada é indicada apenas para pacientes doentes.

No dia a dia, com as possibilidades de regulagens, ela pode ser uma ótima opção de conforto e praticidade, facilitando para quem vai se deitar ou se levantar.

Outro benefício é que, como permite deixar as pernas elevadas, a cama acaba sendo ótima aliada para quem tem problemas de circulação.

Gestantes, que no estágio mais avançado da gravidez costumam ter dificuldades para achar uma posição confortável, também são beneficiadas.

Além disso, boa parte dos modelos conta com rodinhas, o que facilita a movimentação pelo quarto e até para outras áreas da casa.

Atendimento do fisioterapeuta

As possibilidades de diversas regulagens facilitam o trabalho do fisioterapeuta, em casos em que o paciente precisa dele frequentemente.

Alguns exercícios e movimentos ficam mais fáceis de serem executados quando o paciente pode alterar a sua posição na cama.

Assim, há maior qualidade no tratamento, o que pode diminuir o tempo de recuperação.

Atendimento pós-cirúrgico

Se o paciente possui uma cama articulada de qualidade, o médico pode recomendar que a recuperação pós-cirúrgica seja feita em casa.

Assim, além de diminuir a possibilidade de contrair uma infecção hospitalar, o acamado se sente mais à vontade por estar em seu ambiente familiar, o que também ajuda na melhora de sua saúde.

 

Conclusão

Por pior que a situação do paciente possa parecer, ter equipamentos adequados para a sua recuperação ajuda muito no sucesso do tratamento.

Como sempre, frisamos que é bom ter o apoio de profissionais que entendam do assunto antes de fazer a compra.

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos.

Também fique à vontade para comentar e para sugerir outros temas para o blog da Ortobraz.