4 dicas para prevenir problemas circulatórios durante viagens de longa duração

por

Em viagens mais longas e principalmente de avião a circulação sanguínea nas pernas é consideravelmente afetada devido a pouca movimentação, ocasionando uma diminuição na fluidez do sangue aumentando o risco de formação de coágulos sanguíneos, além do inchaço em decorrência da retenção de líquidos. Diante deste quadro um problema ainda mais grave pode ocorrer que é a embolia pulmonar causada pelo deslocamento de um coágulo para o pulmão.

Por isso algumas precauções são importantes para diminuir esses efeitos:

1 – Utilize meias elásticas de compressão, ajudam a manter os vasos sanguíneos mais contraídos, deixando o sangue mais fluído. Podemos fazer a analogia com uma mangueira de  jardim, se fizermos uma pressão na mangueira a água flui com maior força e velocidade. Procure um médico vascular para uma orientação adequada, pois existem meias de suave, média e alta compressão, cada uma com a sua indicação especifica.

2- Durante a viagem faça movimentos de “bomba” nos tornozelos, além de exercícios de elevação das pernas, isso faz com que a musculatura das pernas atue com uma bomba de retorno venoso.

Resultado de imagem para exercise ankle aircraft

3- Alimente-se adequadamente, evitando alimentos pesados e ingestão de álcool e café em excesso, pois estes prejudicam a hidratação corporal.

4 – Por fim, beba água para manter a boa hidratação corporal e a consistência do sangue evitando que fique mais viscoso.

Por Fisioterapeuta Fabio Augusto,

OrtoBraz

www.ortobraz.com.br