5 dicas para evitar lesões de joelho durante a prática esportiva

por

A prática esportiva apesar de bastante recomendada para a boa saúde, requer alguns cuidados para a prevenção de lesões, principalmente para aqueles “atletas de final de semana”. Alguns esportes como o futebol exigem muito das articulações, em especial o joelho, por isso separamos algumas dicas para a prevenção de lesões:

1 – Mantenha sua estrutura articular preparada para a atividade. Para isso é necessário um bom fortalecimento muscular dos membros inferiores. Os músculos são estabilizadores dinâmicos e evitam torções e movimentos excessivos que podem ocasionar rupturas de ligamentos;

2 – Procure aquecer antes da prática esportiva, principalmente antes de atividades mais dinâmicas como o futebol em que os movimentos de giro são bastante frequentes, aqueça-se de forma a imitar os movimentos do esporte.

3 – Uso de protetores articulares para atletas amadores é bastante indicado, existem no mercado joelheiras articuladas que oferecem uma estabilidade adicional à articulação. Alguns modelos de joelheiras esportivas possuem hastes laterais que impedem movimentos articulares exagerados.

Joelheira Articulada com Estabilizadores

4 – Mantenha toda a musculatura dos membros inferiores com uma boa flexibilidade através de alongamentos.

5 – Pratique treino proprioceptivo. Esse treino visa preparar a articulação estimulando receptores nervosos denominados proprioceptores que têm a função de prevenir lesões e torções das articulações. Para isso o ideal é procurar a orientação de um fisioterapeuta ou profissional de educação física.

Fabio A. Fiedler
Fisioterapeuta

www.OrtoBraz.com.br