Equiapmentos hospitalares

5 Equipamentos hospitalares indispensáveis para uma estrutura de home care

por
Paciente na cama hospitalar

Curitiba-PR 09/07/2022

A internação domiciliar exige uma estrutura de equipamentos hospitalares bastante variada, alguns equipamentos são fundamentais.

A internação domiciliar é a opção escolhida pela equipe médica nos casos onde não  existe mais a necessidade de o paciente permanecer no hospital.

Entre os vários benefícios da internação domiciliar está a redução no risco de infecção hospitalar, além do contato afetivo com a família.

No entanto é preciso saber que, a casa e a rotina de uma família com um paciente em casa recebendo tratamentos médicos, muda drasticamente.

Por isso elencamos 5 equipamentos médico-hospitalares indispensáveis para se ter em casa, quando o paciente está em home care.

Para facilitar vamos utilizar o termo equipamento hospitalar para diversos produtos hospitalares que possuem funcionalidades e objetivos distintos.

 

1 – Cama hospitalar

A cama hospitalar é um dos equipamentos hospitalares mais importantes na recuperação do paciente, isso por que o paciente que passo por longos períodos acamados sofre consequências graves pela falta de mobilidade.

A cama hospitalar permite que sejam ajustadas diferentes posições no leito, o posicionamento influencia na respiração, na circulação, na digestão, na saúde da pele.

Enfim são várias as influências que o posicionamento do paciente no leito pode ter. Por isso a cama hospitalar é sem dúvida indispensável.

Se você tem dúvidas sobre qual cama hospitalar comprar, veja nesse artigo aqui algumas informações importantes.

 

2 – Cadeira de rodas

Outro equipamento hospitalar de grande utilidade. Mesmo o paciente com pouca capacidade de mobilidade eventualmente precisará ser retirado da cama.

Pacientes acamados precisam ser colocados em posição sentado, precisam passar por exames eventualmente, precisam tomar sol.

Nesses casos a única forma de movimentar essa pessoa é com a cadeira de rodas. Quanto mais dependente for a pessoa mais suporte essa cadeira precisa oferecer.

Caso você tenha dúvidas sobre cadeiras de rodas tem um artigo que explica as principais características desse equipamento.

 

3 – Cadeira de banho

Tanto para o banho propriamente quanto para a utilização do vaso sanitário a cadeira de banho é indispensável.

O banho no chuveiro utilizando a cadeira favorece tanto cuidadores quanto o paciente, evita acidentes e oferece conforto.

Mas para a utilização da cadeira de banho eventualmente será necessário algumas adaptações na casa ou no banheiro, para permitir a passagem pelas portas e corredores.

 

4 – Monitor de pressão arterial e frequência cardíaca

Há casos em que a equipe de cuidadores e enfermeiros dispõe do aparelho de pressão. Mas é importante ter um em casa para momentos em que algum familiar queira monitorar o paciente.

Ou naqueles casos em que o paciente é cuidado por familiares na maior parte do tempo, ter um aparelho de pressão é fundamental.

Existem os modelos de aferição digital e analógica. O modelo digital não exige a técnica para verificação, portanto para uma pessoa com pouca experiência é o suficiente para monitorar tanto a pressão quanto frequência cardíaca do paciente.

 

5 – Colchão hospitalar e colchão pneumático

Aqui fizemos dois em um, pois são produtos hospitalares complementares. O colchão hospitalar é necessário para facilitar a movimentação da cama hospitalar. Possui diversas densidade indicadas de acordo com o peso do paciente.

O colchão pneumático, é uma evolução do colchão caixa de ovo. Aquele modelo de colchão com a finalidade de distribuir melhor os pontos de pressão e prevenir o surgimento de escaras.

O colchão pneumático é um equipamento hospitalar que dispõe de uma bomba de ar ligada a um colchão. Essa bomba faz com que o ar circule por dentro do colchão distribuindo a pressão de forma dinâmica.

Obviamente que cada paciente e cada situação vai demandar produtos específicos.

O objetivo aqui é apenas orientar em relação a alguns produtos essências que você deve conhecer caso precise montar uma estrutura de home care.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *