6 Benefícios de ter uma cama articulada em casa

por

Geralmente, as camas hospitalares têm uma reputação e conotação meio ruim por terem uma sensação de desconforto para dormir, e é por isso que a maioria das pessoas, resistem à utilização da cama hospitalar.

Em alguns casos, no entanto, fazer uso de camas hospitalares em casa pode ser muito útil para adultos que estão cuidando de seus pais mais velhos ou até mesmo para deficientes físicos ou pessoas em internação domiciliar também conhecida por ‘”home care”.
Se você está procurando saber mais sobre esse item, separamos 6 benefícios que as camas hospitalares podem trazer para sua vida e de seus entes queridos.

Porque fazer uso de camas articuladas

Os seis benefícios mais importantes de se ter uma cama hospitalar dentro de casa no cuidado de deficientes físicos, pessoas idosas ou com alguma enfermidade são:

1. Tem a capacidade de ajustar a cabeça e os pés

Especialmente para pacientes com problemas nas costas, dificuldade de respirar ou problemas de mobilidade, poder mudar a elevação da cabeça ou dos pés pode fazer o paciente se sentir mais confortável, diminuir problemas de refluxo e problemas pulmonares.

Ter a capacidade de ajustar a cabeça dá ao paciente a capacidade de comer as refeições de forma mais tranquila e livre, ler e assistir TV, além de favorecer a respiração.

2. Barreiras laterais, grades de proteção laterais

A adição de trilhos laterais ou grades de proteção para uma cama evita principalmente que o paciente se desloque acidentalmente da cama motorizada. Além disso, as grades também dão ao paciente suporte para subir ou descer da cama.

Para aqueles pacientes que se esforçam para entrar e sair, ter grades de proteção torna esta tarefa muito mais fácil. Outra vantagem é que o usuário fica muito mais seguro durante a noite e não corre tanto o risco de sofrer acidentes domésticos.

3. Altura do leito ajustável

Ter a capacidade de aumentar e diminuir a altura total da cama elétrica dá ao cuidador muito mais agilidade nos movimentos, somada com a flexibilidade do paciente que pode ajudar em determinadas circunstâncias.

Para os pacientes que têm problemas para sentar-se em uma posição parada, ser capaz de ajustar a cama à altura desejada é um grande benefício. Para cuidadores, levantar a cama a uma altura confortável para trabalhar pode aliviar as dores nas costas, facilitando a higienização e cuidados com o paciente.

4. Facilidade no atendimento da equipe multidisciplinar

A facilidade que proporciona no atendimento da equipe de saúde é outro fator fundamental da cama hospitalar. Com a possibilidade de movimentos a equipe médica pode posicionar a cama hospitalar de forma mais adequada para a sessão de fisioterapia por exemplo, além de facilitar a rotina do cuidador.

5. Facilidade de mudança

Porque os leitos hospitalares são sobre rodas, torna-se muito mais fácil mover a cama para locais diferentes, se necessário, uma vez que as camas regulares requerem muito mais esforço para serem movidas.

6. Higienização

Principalmente pacientes em tratamento domiciliar requerem um cuidado especial no que se refere a higiene no quarto, a desinfecção de todo o aparato utilizado pelo paciente, por isso a estrutura da cama hospitalar, geralmente em aço, permite a higienização com relativa facilidade.

Alem destes benefícios, deve-se considerar o modelo de cama que melhor atenderá as necessidades de quem fará uso, devendo-se iniciar pela escolha entre uma cama elétrica ou manual na sequência quais os movimentos necessários, tendo como optar por camas com elevação de cabeça e pés, camas com elevação de cabeça, pés e elevação do leito, camas com os movimentos anteriores e mais os movimentos trendlemburg e reverso ou proclive e tem também a opção de cama poltrona, que facilita para remover o paciente da cama sem a necessidade de tanto esforço e também o usuário pode utilizar a cama como uma poltrona, proporcionando mais conforto à ele.

www.OrtoBraz.com.br

OrtoBraz

 

Comentários não permitidos.