Cadeirante na praia…

por

Pessoas com limitações de movimento enfrentam muitas dificuldades em seus deslocamentos pelas cidades, isso por que nossas ruas, calçadas, acessos e demais aspectos da infra-estrutura urbana não são preparados para facilitar a locomoção de um cadeirante por exemplo.

E quando se pensa em lazer para pessoas nesta condição, as dificuldades podem ser ainda maiores, uma simples ida à praia pode ser um grande desafio para quem utiliza cadeira de rodas, pensando nisso desenvolveu-se a cadeira de rodas “anfíbia”. O nome, muito sugestivo, remete à classe de animais adaptados ao meio aquático e terrestre, da mesma maneira a cadeira de rodas de praia, ou anfíbia, facilita o acesso à praia e o deslocamento sobre a areia até mesmo na parte mais fofa, isso por que os pneus em borracha com rodas de 18 polegadas não sofrem tanta resistência da areia e dentro da água podem funcionar como se fossem boias, a estrutura da cadeira é fabricada em alumínio aeronáutico proporcionando maior leveza e resistência a oxidação, as rodas podem ser removidas facilmente através do sistema “quick release” sem necessitar de ferramentas, desta forma facilita o transporte da cadeira no bagageiro do carro.
A cadeira de rodas anfibia pode ser comparada a uma espreguiçadeira, ou melhor, uma espreguiçadeira de rodas, o encosto para as costas possui alguns ajustes permitindo diferentes posições.
Em outros países podemos encontrar vários modelos que atendem a diferentes necessidades de usuários de cadeira de rodas, algumas mais adaptadas ao público infantil, outras com características para tetraplégicos, ou para pessoas sem os movimentos dos membros inferiores, aqui no Brasil a oferta de modelos ainda é bastante limitada, o modelo Ipanema da marca Ortobras é o principal no mercado.
A cadeira de rodas anfíbia é a oportunidade que o cadeirante tem de aproveitar a praia ou piscina e desfrutar bons momentos com a família e amigos.

DÁ UMA CONFERIDA…

https://www.ortobraz.com.br