5 dicas para aliviar os sintomas das pernas cansadas

por

 

Aliviar os sintomas das pernas cansadas

Após um dia de trabalho em pé, uma caminhada longa ou muito tempo em uma posição, as pernas pesadas e cansadas começam a causar incômodos. Sendo assim, a dor é cada vez mais intensa a ponto de precisarmos tomar medicações para aliviar ou passar completamente.

Também se praticamos alguma atividade esportiva, certamente, as pernas cansadas ficam doloridas gerando, assim, grandes desconfortos. Especialmente, à medida que envelhecemos.  Além disso, pode ser que isso seja uma rotina na qual já nos acostumamos.

Por isso, entender as causas pode ajudar a evitar esse problema. E se você se encontra nessa situação desagradável, pode ser que estas dicas lhe ajudarão a reduzir a dor, o estresse e a fadiga de suas pernas. Portanto, confira!

Causas das pernas cansadas

Provavelmente, a causa seja estar constantemente em pé, então, uma quantidade significativa de estresse é colocada nas pernas e nos pés.

Ademais, caminhar extenuante ou ficar em pé por longos períodos tem um efeito óbvio em seus pés. Além disso, outros fatores incluem calçados mal ajustados e inadequados, meias apertadas e ligas bem justas.

Com isso, a redução da circulação sanguínea nos tornozelos e pés também causa cansaço e dor nos pés.

Algumas causas mais frequentes:

  • Cãibras musculares

Se estiver fazendo exercícios um pouco mais intensos do que está acostumado, você pode criar um acúmulo de ácido láctico nos músculos. Logo, isso causa inflamação e cólicas leves. Todavia, é desconfortável, mas é temporário e geralmente desaparece dentro de um dia ou mais.

  • Circulação pobre

Se você tem diabetes ou fuma, pode ter problemas de má circulação nas pernas. Assim sendo, uma sensação de dor e queimação profunda pode ser resultado do enrugamento das artérias que fornecem sangue aos músculos das pernas. Enfim, é conhecido como doença vascular periférica e geralmente causa cansaço e dores nas pernas.

  • Varizes

Quando as minúsculas válvulas nas veias de suas pernas entram em colapso, o sangue pode se acumular e causar um bloqueio. Então, isso faz com que as veias inchem e se expandam. Por fim, pernas doloridas e cansadas são um sintoma comum das veias varicosas.

  • Trombose venosa profunda

Se uma das veias no fundo da perna ficar bloqueada por um coágulo, isso fará com que a perna inche. E cause dores intensas, que são difíceis de aliviar. Finalmente, a trombose venosa profunda geralmente ocorre em uma perna, ao invés de ambas ao mesmo tempo.

Agora que você sabe sobre as causas, descubra 5 dicas para aliviar os sintomas das pernas cansadas. E, assim, seguir o seu dia de forma mais agradável e produtiva.

5 dicas para aliviar os sintomas das pernas cansadas

Se o seu problema nas pernas não exigir uma avaliação médica, você poderá usar o tratamento caseiro para ajudar a aliviar a dor, o inchaço, a rigidez ou as cãibras musculares.

Sendo assim, aqui estão 5 dicas para você seguir a fim de aliviar os sintomas das pernas cansadas. E esperamos que sejam úteis e eficazes para tratar, ainda que por um pouco de tempo, esse desconforto e incômodo tão ruim.

1 – Banho quente e alongar-se pode aliviar a dor nos nervos e também os músculos doloridos

Alongar os músculos doloridos é uma ótima maneira de fazê-los relaxar. Sendo assim, recomenda-se aquecer as pernas com um bom banho para deixá-las prontas para um alongamento suave.

Para dores na parte inferior da perna, concentre-se em apontar os dedos dos pés enquanto está sentado ou em pé. E se você estiver lidando com dor na parte superior da perna, tente se curvar e tocar os dedos dos pés.

Você também pode abrir as pernas na largura dos ombros e alternar os movimentos em direção a cada pé para obter algum alívio a mais.

Esses alongamentos podem ser feitos sentado no chão ou em pé. Ademais, certifique-se de suavizar seus alongamentos e mantê-los por 5 a 10 segundos. Por fim, pare de se alongar se sentir que a dor está piorando.

2 – Gelo

Aplique uma bolsa de gelo nas pernas para reduzir a dor e o inchaço na área. Desse modo, você pode deixar a bolsa fria por 10 a 20 minutos, até três vezes ao dia. Enfim, o gelo ainda estimula o fluxo sanguíneo para as áreas doloridas, o que pode aliviar a dor nos nervos.

3 – Meias de compressão

Use meias de compressão. E a boa notícia é que a qualidade desse produto evoluiu ao longo dos últimos anos. Então, escolha meia-calça de compressão ou um dos modelos das meias da Sigvaris ou Venosan e você simplesmente sentirá um conforto sem igual entre as meias mais elegantes. Enfim, são agradáveis e uma ótima maneira de lidar com os sintomas de cansaço e dores nas pernas.

4 – Elevação das pernas

Elevar as pernas torna mais fácil para o coração bombear sangue para elas. Por isso, esteja com as pernas elevadas por uns 15 a 20 minutos. E, assim, terá um alívio satisfatório.

5 – Fique de pé e mova as pernas

Movimentos suaves podem ajudar com as pernas cansadas causadas por exercícios. Então, caminhe um pouco, se movimente, mexa-se devagar e, assim, estará contribuindo para aliviar esse desconforto.

Agora, se necessitar de medicação, então, opte por um analgésico. E, logo depois, procure ajuda médica, caso as dores aumentem ou se tornem mais profundas e intensas.

E se persistir?

Quando a dor nas pernas e nos pés persistirem, é importante procurar ajuda médica para a realização de exames completos. Dessa maneira, a causa dessas dores pode ser mais séria do que um simples estresse e excesso de trabalho.

Portanto, um médico especialista pode identificar problemas sérios. Como também trabalhar com você para determinar um plano de tratamento que pode aliviar os sintomas das pernas cansadas ​e doloridas de uma vez por todas.

Enfim, compartilhe conosco comentando abaixo como está sendo a sua luta em minimizar as dores nas pernas e nos pés

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *