Cadeira de rodas adaptada – O que é, para que serve, benefícios e tipos

por

A cadeira de rodas adaptada ou adaptável transforma a vida de qualquer pessoa com dificuldade de mobilidade funcional. Assim sendo, é feita para atender a cada um em sua necessidade porque é ajustável e versátil.

Certamente, você conhece alguém que sente grande dificuldade de manobrar uma cadeira de rodas, por exemplo. Ou de realizar determinados movimentos no corpo. Desse modo, ela possui um sistema limitado, com poucas funcionalidades e totalmente rígida.

Todavia, a cadeira de rodas adaptada é diferente, pois permite manobrar, ajustar rapidamente para inclinar, reclinar e posicionar na altura desejada, apoiar os pés adequadamente, entre outras funções.

Além disso, ela garante que as necessidades e habilidades posturais fiquem bem acomodadas durante todo o dia. Portanto, são confortáveis, dinâmicas e extremamente versáteis.

Por ser um assento ativo de enorme utilidade para os dias de hoje, o blog Mobraz apresenta algumas informações sobre a cadeira adaptada ou adaptável. Então, veja o que é, para que serve, benefícios e os tipos existentes no mercado.

O que é cadeira de rodas adaptada?

Cadeira adaptada é um assento ativo, ajustável à necessidade do usuário capaz de proporcionar mais conforto que cadeiras de rodas tradicionais. Sendo assim, para quem sofre de mobilidade ou tem mobilidade reduzida/restritiva, ela se torna um equipamento indispensável e benéfico.

Basicamente, dá suporte ao tronco, a pélvica, ajusta a altura conforme a ocasião. Ademais, é um excelente assento de apoio postural beneficiando os movimentos.

Ademais, a cadeira se inclina ligeiramente apoiando várias partes do corpo (costas, apoio para os pés, profundidade do assento, aumenta e abaixa a altura etc) para uma melhor interação social, inclusive.

Para que serve uma cadeira adaptada?

A cadeira adaptada serve para suprir a pessoa com dificuldade de mobilidade ou que sofre de mobilidade reduzida, restrita. Por essa razão, possui uma característica principal: é facilmente ajustável.

Então, o usuário pode mover e ajustar a cadeira conforme a necessidade, seja na altura, na lateral, nas costas, enfim. Também serve de apoio nos pés. Além disso, é possível manobrar a cadeira rapidamente para qualquer ângulo.

Benefícios da cadeira adaptada

A cadeira adaptada oferece inúmeros benefícios para aqueles que precisam se mover com facilidade e praticidade. Assim sendo, ela permite que o assento seja levantado e abaixado para atender às necessidades de posicionamento em várias alturas.

Além disso, a cadeira pode ser elevada à altura da mesa para trabalhos e tarefas de casa e refeições em família. E, em seguida, abaixada rapidamente até o chão para que o usuário, inclusive a criança, possa se juntar a seus amigos para brincar e jogar, além de outras interações sociais e ao nível dos olhos.

Também a cadeira de rodas adaptada ou adaptável permite estar com os pés no chão, oferece a oportunidade perfeita para trabalhar as habilidades de transferência, ficar em pé, girar e sentar.

Portanto, aqui estão alguns benefícios que você pode obter ao usar uma cadeira adaptada ou adaptável:

  • Mais conforto no dia a dia;
  • Suporte postural e amplitude de movimento da parte superior do corpo;
  • Proporciona melhor interação social com outras pessoas;
  • É ajustável e versátil suprindo a necessidade de se mover, de forma única, ou seja, de cada usuário;
  • Permite diferentes opções de posicionamento do usuário para diversas atividades: comer, fazer trabalhos de casa, relaxar, brincar com outras crianças no mesmo nível de altura, etc.
  • Possui altura ajustável;
  • Tem suporte de peso nas pernas que ajuda na circulação sanguínea, aumenta a densidade óssea e fornece um alongamento ativo para os músculos das pernas;
  • E muitos outros benefícios particulares.

Tipos de cadeira de rodas adaptada – Modelos versáteis de acordo com a necessidade

Existem vários tipos de cadeiras adaptáveis que vão ao encontro da necessidade de cada usuário. Sem dúvida, uma equipe médica, que acompanha o paciente, fará uma melhor análise na escolha de um ideal e mais preciso.

Entretanto, independentemente da escolha do tipo, elas ​​são opções de assentos alternativos confortáveis ​​que incentivam o posicionamento e a postura adequados.

Com isso, permite maior interação com outras pessoas, resultando em sua melhoria tanto da saúde física como mental. Portanto, abaixo estão apenas alguns tipos de cadeiras adaptadas para um público específico. Então, confira!

Cadeira de rodas adaptada para paralisia cerebral

É um tipo de cadeira adaptada para paralisia cerebral onde o usuário consegue maior mobilidade. Sendo assim, é um assento alternativo para ajudar nos desafios que a paralisia cerebral apresenta no dia a dia.

Portanto, oferece melhor bem-estar, apoio e suporte na posição sentada. Também há maior duração em sua energia já que o portador de PC precisa fazer muita força em certas atividades, além de contribuir para uma qualidade de vida saudável e interativa.

Cadeira adaptada para necessidades especiais

Garantir que as pessoas com necessidades especiais tenham assentos adequados realmente faz a diferença em termos de realizarem com sucesso as suas atividades diárias.

Por esse motivo, a cadeira adaptada para deficiente fornece a quantidade certa de apoio, liberdade e conforto. Com isso, é possível o usuário comer, brincar, fazer lição de casa, ser bem-sucedido em sua terapia e outras tarefas.

Cadeira adaptada infantil

A cadeira adaptada infantil oferece a criança a capacidade de participar de atividades em sala de aula e em casa, independentemente de seu posicionamento ou necessidade de apoio.

Desse modo, ela ajuda a estimular as habilidades de sentar enquanto a criança participa de outras atividades. Além disso, os cuidadores são capazes de trabalhar com as crianças com mais facilidade, permitindo que elas o movam de maneira confortável e fácil.

Como lido, a cadeira de rodas adaptada atende a necessidade que cada usuário possui atuando de forma única. Por isso, é um assento alternativo, de grande utilidade, funcional, versátil e aplicável em diferentes lugares.

Para tanto, existem diferentes modelos e estilos capazes de suprir dificuldades e necessidades no mercado. E com uma avaliação de uma equipe médica e terapêutica, você pode fazer uma escolha assertiva.

E se você deseja descobrir alguns desses modelos pode navegar em nosso arquivo ao clicar Cadeira adaptada e em outros equipamentos, acessórios que necessitar, etc.