Cama hospitalar – Funcionalidades, modelos, características e qual escolher

por

 

A cama hospitalar oferece muitos recursos úteis para a sua boa acomodação sem deixar de lado a segurança. E, mais que isso, você nem imagina que ela pode atender a sua real necessidade, sejam quais forem as suas condições e interesses, nesse momento.

Sendo assim, existem algumas funcionalidades, inúmeros modelos, características e a escolha pode ser um tanto confusa e difícil. Ademais, pode acontecer de você até comprar um tipo pensando ser a mais indicada, porém, não resolve o seu problema.

Desse modo, considera-se que o estilo e o conforto são as características principais que muitos procuram em uma cama hospitalar. Até porque há ocasiões em que ela é necessária para uso doméstico (no lar), e não apenas nos hospitais.

Por isso, você encontrará as camas hospitalares com aspectos estéticos, pois são condizentes com o ambiente doméstico. E isso é muito bom!

Por exemplo, há no mercado camas hospitalares para idosos, cama hospitalar elétrica, cama hospitalar motorizada, entre outros modelos. Então, há uma diversidade de tipos para atender a cada um.

Assim sendo, abaixo você terá uma explicação sucinta sobre a cama hospitalar a fim de que faça a escolha certa e obtenha conhecimento. Então, confira a seguir e decida a que melhor se encaixa ao que busca.

O que é uma cama hospitalar?

Uma cama de hospital é uma cama especialmente projetada para aqueles que precisam de cuidados de saúde, seja em um hospital, em uma unidade de saúde ou em sua casa.

Essas camas incluem recursos para melhorar o conforto e bem-estar a pessoa necessitada, além de proporcionar comodidade aos profissionais de saúde.

Então, esses recursos geralmente incluem ajuste de altura, perfil do colchão, funções de inclinação, grades da cama, colchão de alívio de pressão, entre outros.

Funcionalidades, modelos e características

As camas hospitalares podem fornecer maior conforto e conveniência quando os pacientes mais precisam delas. Assim sendo, a cabeceira e os pés da cama são ajustáveis, permitindo que o paciente mude de posição sem sair da cama.

Então, essa capacidade de ajuste oferece aos pacientes mais variedade e permite a elevação de partes específicas do corpo. Logo, ter mais variedade de posições pode ajudar a reduzir as feridas.

Além disso, pode permitir que o paciente se mova mais sem sair da cama, o que pode ser conveniente para a transição entre as atividades de sono e diurnas.

Para tanto, a capacidade de ajuste também permite que os pacientes elevem áreas-alvo, o que pode ser particularmente conveniente para pacientes sob ordens do médico para elevar suas pernas.

Também quando um paciente passa muito tempo na cama devido a doença, deficiência ou idade, o conforto da cama torna-se particularmente importante.

Por conta disso, destacaremos alguns modelos no mercado para você conhecer. Além disso, descreveremos suas características e funcionalidades. Com isso, fará a melhor escolha que corresponda a sua necessidade e o seu interesse.

Camas hospitalares para idosos

À medida que as pessoas envelhecem, o tipo de cama em que se dorme torna-se uma consideração de muito valor e importância. Assim, especialmente, para os idosos que estão fracos ou indispostos.

E, para esses indivíduos, ter uma cama hospitalar adequada às suas necessidades pode ser uma grande vantagem. Logo, como eles podem passar muitas horas deitados na cama é importante optar por uma correta.

Essas camas hospitalares para idosos apresentam muitas vantagens, tanto pelo conforto como pelos diferentes recursos disponíveis, como ajuste de altura.

Desse modo, beneficiam não apenas os pacientes, mas também os cuidadores, profissionais de saúde e familiares, tornando as coisas mais fáceis para eles também.

Cama hospitalar elétrica, semi elétrica e manual

Esta cama hospitalar elétrica oferece recursos ajustáveis que, para escolher, dependerá da mobilidade e tamanho do paciente. Assim sendo, podem ser manuais, semielétrica e totalmente elétrica.

Elétrica

  • Preço mais alto que os outros modelos;
  • Com controle remoto para ajuste geral da cama, ajuste da cabeça e dos pés;
  • Fornece mais independência ao paciente permitindo que entre e saia da cama com frequência;
  • Não necessita de um cuidador para levantar ou baixar a altura da cama.

Semielétrica

  • Preço um pouco mais alto
  • Permite ao paciente um pouco de autonomia sobre os seus movimentos;
  • Há apenas uma manivela para ajuste de altura e um controle elétrico a fim de elevar e abaixar tanto a cabeça como o pé.

Manuais

  • Preço mais baixo;
  • O ajuste é feito pelo cuidador de saúde, familiar ou amigo;
  • Para quem pode se movimentar levemente, não precisa mudar de posição com frequência.

Cama hospitalar motorizada

A cama hospitalar motorizada oferece muitas vantagens, tanto para o paciente como para o cuidador de saúde. Assim, estas são as suas principais funcionalidades, características:

Conta com 5 movimentos elétricos onde o paciente pode elevar e abaixar a cabeceira, peseira, altura do leito, subir de maneira simultânea tanto a cabeceira como peseira. E todos esses movimentos a partir de um controle remoto.

Além disso, são resistentes, com uma estrutura firme, pois o leito conta com chapa de aço. Com isso, oferece muito mais segurança, praticidade e conforto.

Qual escolher?

A escolha nem sempre é fácil, mas a possibilidade de acertar no modelo se baseia em alguns fatores a considerar. Então, independentemente, da condição do paciente, da necessidade específica e interesse, a cama hospitalar deve oferecer:

  • Movimentos de elevação da cabeceira;
  • Elevação da peseira (região onde as pernas ficam apoiadas), isto é, o suporte ou apoio das pernas, pois permite que a pessoa fique sentada na cama ou semisentada. Com isso, há melhora na circulação sanguínea, prevenção de endema, inchaço nos membros inferiores, e outros benefícios;
  • Movimento de elevação e rebaixamento do leito onde facilita o paciente sair e se deitar na cama. Também contribui para um melhor atendimento que ele estiver recebendo como, por exemplo, equipe médica, fisioterapeuta, enfermeiros e outros.

Como lido, a cama hospitalar correta atenderá perfeitamente as suas necessidades e pode trazer inúmeras vantagens, tanto para o paciente quanto para quem cuidará dele.

Se quiser comentar algo sobre a cama hospitalar ou conhecer modelos em nosso site, nos envie uma mensagem.

Cama hospitalar residencial

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *