Como escolher uma boa cadeira de rodas para idoso? Tipos, funcionalidades e vantagens

por

Os idosos têm dificuldade de locomoção devido à idade. Sendo assim, eles não podem desfrutar de uma longa caminhada com outras pessoas e nem fazer passeios por muito tempo.

À medida que envelhecem, os seus membros começam a ficar fracos e não podem fazer tudo o que podiam em uma idade precoce. Porém, para aumentar a mobilidade dos idosos, surgem as cadeiras de rodas, tanto manuais quanto elétricas. Mas, você pode querer saber como escolher uma boa cadeira de rodas para idoso, certo?

Desse modo, muitos fatores estão associados quando você compra uma cadeira de rodas, especialmente, para a terceira idade. Logo, deve considerar sua capacidade física, meios de controlar a velocidade das cadeiras de rodas motorizadas.

E também as suas características, conforto, segurança. Além disso, deve ser prática e leve para facilitar a locomoção e muito mais. Caso contrário, você pode acabar comprando o tipo, o modelo errado. E que pode não satisfazer as suas necessidades ou se deteriorar em um período curto.

Por essa razão, o blog Mobraz vem hoje mostrar como você pode escolher uma boa cadeira de rodas para idoso visando seu melhor bem-estar. Como também sua comodidade, sua proteção e que ofereça um melhor custo benefício.

Como escolher uma boa cadeira de rodas para idoso?

A escolha de uma boa cadeira de rodas para idoso é um dos fatores mais importantes, pois isso o deixará confortável, seguro e tranquilo. E a melhor notícia é que, atualmente, há variados tipos, modelos e funcionalidades no mercado.

Desse modo, atendem diferentes necessidades para cada idoso. E, com todo esse leque de opções será possível decidir por uma ideal e a mais adequada.

Então, aqui estão algumas referências que pode ajudá-lo na escolha. Confira!

Tipos de cadeira de rodas para idoso

Os tipos de cadeira de rodas para idoso são diversos. E, por isso, permite que você faça uma escolha assertiva considerando o que mais ele necessita.

Por exemplo, como o idoso depende de terceiros, a cadeira de rodas mais recomendada é a produzida em alumínio. Pois seu material é leve, prático e de fácil mobilidade. Diferentemente, do fabricado em aço de carbono, que é mais pesado dificultando o transporte e uso.

Vejamos alguns tipos:

1 – Cadeira de Rodas em Alumínio Start M1 Ottobock Largura de Assento 43 cm

De origem alemã, esse tipo de cadeira de rodas para idoso é prática, leve e fabricada por uma das melhores marcas, a Ottobock. Assim sendo, apresenta excelente acabamento, estofamento do assento com ajuste de tensão.

Também inclui almofada com espuma de boa densidade e capa de tecido impermeável. Além desses, conheça todas as suas características que oferece ao clicar QUERO.

2 – Cadeira de Rodas AVD Reclinável Alumínio Ortobras

Um modelo que oferece mais durabilidade, leveza, pois é fabricada em alumínio aeronáutico temperado. Sendo assim, por ser reclinável também garante que o idoso repouse com maior conforto.

Para outras informações, clique QUERO SABER MAIS.

3 – Cadeira de Rodas Motorizada Compact 20 Freedom

Esse tipo de cadeira de rodas para idoso é bem compacta, moderna. Também, motorizada, o que a torna prática e funcional.

Então, oferece assento e encosto acolchoados e revestidos em tecido nylon lavável. Ademais, tem estrutura de fechamento em X, além de outras características.

Portanto, para verificar demais detalhes, clique em QUERO SABER MAIS.

E, então? Quer ver todos os tipos e modelos em nossa loja Mobraz? Basta clicar AQUI e navegar em nosso site.

Funcionalidades da cadeira de rodas para idoso

Algumas funcionalidades da cadeira de rodas para idoso proporcionam melhor comodidade e conforto. Assim sendo, é importante destacar esse fator para que ele se sinta bem, mais disposto a usá-la em qualquer momento.

Por isso, considere estas funcionalidades:

É importante que a cadeira tenha braços escamoteáveis

Isso facilita na hora de sentar e sair da cadeira. Também como são dobráveis (como chassi, dobrável em X), é possível fechar a cadeira para que fique compacta sendo mais fácil de transportar.

Remoção das rodas sem a necessidade de ferramentas

Outra boa escolha para obter uma cadeira de rodas para idoso é atentar para um modelo que tenha o sistema “quick release”. Assim sendo, o apoio dos pés pode facilmente serem retirados com rapidez. E sem qualquer uso de ferramentas.

Almofadas para o seu maior conforto

Além das funcionalidades acima, as almofadas de apoio para os braços na cadeira de rodas desempenham um papel crucial, pois evitam o desconforto.

Todavia, apesar de virem com uma peça simples. Todavia, você pode optar escolhendo uma almofada anatômica.

Desse modo, ela vem com mais preenchimento, são mais confortáveis. Com isso, evita o surgimento de escaras, ou seja, feridas na região do cóccix e sacro. Então, vale a pena considerar esses pontos na hora da escolha.

Encosto reclinável

Para quem tem mais dependência, com nível de consciência reduzida, baixo controle de tronco e pescoço, essa é uma boa opção. Então, o idoso pode reclinar essa área com muito mais praticidade e facilidade. Todavia, por oferecer mais funções e componentes, ela é uma cadeira de rodas para idoso mais pesada, o que dificulta no momento de transportá-la.

Armazenamento

A solução de armazenamento certa é preferível para os idosos. Pois, adoram ter seus produtos médicos, alguns lanches. Ademais, uma boa leitura no armazenamento. Assim sendo, pode ser uma gaveta ou qualquer coisa que vá atender a necessidade de sua solução de armazenamento.

Vantagens

Existem inúmeras vantagens em usar uma cadeira de rodas para idoso. Assim sendo, uma delas é que proporciona maior mobilidade e independência tanto para ele quanto para o cuidador (terceiros).

E aqui vamos destacar algumas de suas melhores vantagens:

  • Mais independência, principalmente, as elétricas que funcionam sistematicamente;
  • Usufrui de suas atividades favoritas praticando e alimentando seu bem-estar social e emocional;
  • Mais conforto – Os idosos que têm uma cadeira de rodas ideal à sua disposição desfrutam de assentos relaxantes, confortáveis. Ademais, a cadeira de rodas oferece suporte adequado para a coluna, levando a uma postura otimizada. E, com isso, estão em constante bom humor enquanto a usa. Com isso, contribui para uma vida simples e mais agradável.

Por última, uma vantagem considerável é a mobilidade aprimorada. Assim sendo, conforme as pessoas envelhecem, seus músculos e articulações tornam-se fracos.

Então, muitos idosos desejam aproveitar o ar livre, passar tempo com seus amigos e família e participar de atividades. No entanto, eles estão confinados em suas casas devido a problemas de mobilidade.

Por isso, podem usar cadeiras de rodas para mobilidade. Pois são projetadas para ajuda-los a se moverem em suas casas e explorar o ar livre sem complicações.

Enfim, idosos que usam cadeiras de rodas têm um estilo de vida ativo. Além disso, relatam alta qualidade de vida. Como também maior liberdade e independência.

Uma das melhores formas de fazer o idoso se sentir importante, valoroso é proporcionar a ele um conforto sem igual em relação a cadeira de rodas. Por isso, na hora de escolher considere o melhor custo benefício. E não apenas compre uma por custo menor, baixo.

Muitas vezes, uma cadeira com um preço elevado tende a durar mais. Além disso, é possível obter mais conveniência, sem causar dores no corpo. Enfim, proporciona relaxamento e um sentimento de importância em seu coração por seus entes queridos.

E, se você gostou, comente abaixo!