Para que serve o oximetro

Para que serve o oxímetro

por

Para que serve o oxímetro

Com o passar dos anos, novos instrumentos são criados para facilitar a leitura da condição do sangue de um indivíduo. E isso contribui muito para que esse paciente ou enfermo se recupere com mais rapidez, caso apresente problemas.

Assim sendo, é normal encontrarmos pessoas procurando por um oxímetro e outros itens auxiliadores. Pois eles ajudam na identificação de como está o oxigênio e sua saturação no sangue.

Recentemente, vale destacar que ele está sendo utilizado em muitos casos de possível detecção de Covid-19 (mas não é com exatidão). Logo, ele pode identificar uma baixa saturação do sangue que, às vezes, está oculta e silenciosa. Todavia, tanto a causa pode ser do coronavírus como qualquer outra doença, infecção.

Mas para que serve o oxímetro? O que esse teste e pequeno dispositivo ou instrumento médico pode ser útil? Como ele funciona? Então, para responder a essas perguntas o blog Mobraz trouxe para você estas informações relevantes.

Por isso, continue aqui conosco e descubra rapidamente. Além disso, visite a nossa loja online que encontrará esse produto e muitos outros a fim de cuidar de sua saúde, tanto se estiver no hospital como em casa.

O que é oxímetro?

Oxímetro é um aparelho pequeno que mede, identifica a oximetria de um indivíduo. Assim sendo, a oximetria é um procedimento para a medição da concentração de oxigênio no sangue.

Então, o teste é usado na avaliação de várias condições médicas que afetam a função do coração e dos pulmões. Logo, um dos oxímetros existentes é o do pulso.

De acordo com Webmd, oxímetro de pulso é:

“um teste rápido, barato e sem agulha que mede a quantidade de oxigênio no sangue. Mostra se o coração e os pulmões fornecem oxigênio suficiente para atender às necessidades do corpo. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para os órgãos. Mas as doenças pulmonares ou cardíacas podem reduzir a quantidade de oxigênio nessas células. Quando cai muito, seu corpo não funciona tão bem quanto deveria. Seu coração, cérebro e outros órgãos precisam de oxigênio para fazer seu trabalho”

Portanto, ele tanto identifica algum mau funcionamento do oxigênio no sangue como identifica se você precisará recorrer a um respirador de oxigênio extra por meio de um tubo. Enfim, pode ser bem útil ter em casa.

Para que serve o oxímetro?

 

O oxímetro de pulso serve para verificar se o coração está bombeando oxigênio pelo corpo. Assim sendo, pode ser usado para monitorar a saúde de indivíduos com qualquer tipo de condição que possa afetar os níveis de oxigênio no sangue, especialmente enquanto eles estão no hospital.

E essas condições incluem:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Asma;
  • Pneumonia;
  • Câncer de pulmão;
  • Anemia;
  • Ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca;
  • Deficiência cardíaca congênita;

Outrossim, existem abaixo vários casos em diferentes ocasiões do uso do oxímetro de pulso que serve para avaliar:

  • O quão bem um novo medicamento pulmonar está funcionando;
  • Se alguém precisa de ajuda para respirar;
  • O quão útil um ventilador é;
  • Monitorar os níveis de oxigênio durante ou após procedimentos cirúrgicos que requerem sedação;
  • Determinar a eficácia da terapia de oxigênio suplementar, especialmente quando o tratamento é novo;
  • A capacidade de alguém em tolerar o aumento da atividade física;
  • Se alguém para momentaneamente de respirar enquanto dorme – como nos casos de apneia do sono – durante um estudo do sono.

Portanto, ele serve, basicamente, para medir:

  • A frequência cardíaca;
  • O nível de oxigênio no sangue.

Assim sendo, o teste atesta a saturação do sangue que, idealmente, deve apresentar entre 95% e 98%. Então, caso a porcentagem seja menor é um sinal de que há um mau funcionamento e que deve receber ajuda médica, imediatamente.

Como funciona o oxímetro?

O oxímetro funciona como medição da absorção de comprimentos de onda específicos da luz na hemoglobina oxigenada em comparação com a hemoglobina reduzida.

Sendo assim, o sangue arterial oxigenado é vermelho devido à qualidade da oxihemoglobina que contém, fazendo com que absorva luz em determinados comprimentos de onda.

Logo, a sonda do oxímetro possui dois diodos emissores de luz (LEDs), um vermelho e um infravermelho, localizados em um lado da sonda.

Então, a sonda é colocada em uma parte adequada do corpo, geralmente, a ponta do dedo ou lóbulo da orelha. E os LEDs transmitem comprimentos de onda de luz através do sangue arterial pulsante para um fotodetector do outro lado da sonda.

A luz infravermelha é absorvida pela oxihemoglobina; luz vermelha pela hemoglobina reduzida. O sangue arterial pulsátil durante a sístole causa um influxo de oxihemoglobina para o tecido, absorvendo mais luz infravermelha, e permitindo que menos luz chegue ao fotodetector.

Portanto, a saturação de oxigênio do sangue determina o grau de absorção da luz. O resultado é processado em um display digital da saturação de oxigênio na tela do oxímetro, que é simbolizado como SpO2.

Como fazer a leitura correta do oxímetro de pulso?

Aqui está um passo a passo simples para obter uma leitura correta!

  • Posicione a sonda corretamente

Dependendo do dispositivo, isso geralmente será no dedo do pé ou no lóbulo da orelha. Sendo assim, se certifique de que está bem ajustado e que não está sendo forçado: por exemplo, experimente o segundo dedo do pé em vez do dedão. Logo, se a sonda estiver muito frouxa ou muito apertada, pode permitir a entrada de luz extra, o que afetará a leitura.

  • Certifique-se de que está sentado e quieto

Tremores afetarão a leitura e podem fazer com que pareça muito mais baixa do que realmente é.

  • Remova qualquer esmalte

Se você estiver usando esmalte colorido, isso pode afetar a leitura. Ademais, tatuagens nos dedos ou tinta de hena também podem afetar a leitura: neste caso, escolha um dedo da mão, dedo do pé ou lóbulo da orelha diferente. Além disso, dedos ou dedos das mãos frios também podem causar leituras falsas.

E, então? Compartilhe conosco a sua experiência com esse oxímetro e comente algo que lhe interessou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *