Lençol térmico

Lençol térmico, tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu

por

Curitiba-PR, 03 de Junho de 2022

Com a chegada do frio o lençol térmico é muito procurado. Porém muitas dúvidas permanecem acerca deste produto.

No Brasil de modo geral, as casas não são preparadas para oferecer um conforto térmico, por isso em dias gelados, ao deitar a gente sente aquele gelo na cama. Até parece que a roupa de cama está molhada.

Por conta disso muitas pessoas recorrem ao lençol térmico, um produto que está aí no mercado há alguns anos mas ainda gera muitas dúvidas.

Por isso elaboramos esse artigo para ajudar você a tirar suas dúvidas com tudo o que você precisa saber sobre esse produto antes de comprar um.

Como funciona o lençol térmico

Diferente de um lençol convencional, o lençol térmico é feito de um tecido mais grosso, geralmente em algodão cru. Existem também aqueles que são fabricados em poliéster.

O algodão cru não é lá muito confortável, também apresenta um cheiro característico do algodão que não agrada algumas pessoas. Por isso, você deve colocar outro lençol sobre o seu lençol térmico.

São duas camadas de tecido, e por dentro são colocados os fios de níquel, que funcionam como resistências, elevando a temperatura esses fios e aquecendo o tecido.

Você pluga o lençol térmico à rede de energia e liga-o através do controle, geralmente possui um controle de temperatura (termostato), analógico ou digital. Atinge uma temperatura máxiam em torno de 38° C.

O lençol térmico sempre vai ser um pouco menor que a media da cama, justamente para que fique totalmente esticado sobre a cama. É importante que não fique enrugado, ou dobrado.

Nos quatro cantos possui elásticos para que fique preso ao colchão.

É interessante ligar uns 10 minutos antes de deitar, estender os cobertores sobre a cama, dessa forma não ocorre a perda de calor. Dessa maneira ao deitar a cama já estará quentinha.

Ao deitar você ajustar em uma temperatura mais baixa, ou se preferir até desligar.

O lençol de casal possui dois controles, permitindo ajustar a temperatura de cada lado, ou até mesmo deixar um lado ligado e outro desligado.

Lençol térmico pode pegar fogo?

O risco é praticamente nulo, pense na quantidade de eletrodomésticos que você tem em sua casa, teoricamente todos oferecem risco de “pegar fogo”.

Mas na pratica não acontece pois você utiliza o equipamento de forma correta.

Portanto alguns aspectos garantem a segurança do produto e devem ser observados tais como:

  • O fio interno (resistência) é revestido com PVC, isso impede qualquer contato do fio com o tecido.
  • Esse revestimento suporta altas temperaturas de até 100° C aproximadamente.
  • Limitador de temperatura (resistência dimensionada de acordo), caso você esqueça o produto ligado em 100% da temperatura, não ultrapassará os 37° C.
  • Ele possui um fusível de segurança que serve de proteção em caso de alguma anormalidade na rede elétrica.
  • Alguns modelos possuem ainda um limitador de uso, ou seja, caso você esqueça o lençol térmico ligado por mais de 12 horas, ocorre o desligamento automático.

Tremores ao usar o lençol térmico

Em casos isolados, ao utilizar o lençol térmico algumas pessoas podem sentir uma pequena sensação de tremor ao encostar na outra pessoa, isso é a eletricidade estática.

O corpo humano acumula eletricidade estática à medida que a pessoa anda senata-se em uma cadeira, retira o casaco, abre uma porta, ou quando toca em um material já carregado com eletricidade estática.

Vários são os fatores para gerar eletricidade estática. Um deles é a umidade do ar, que contribui muito para esse fenômeno. Outra coisa é a própria roupa da pessoa, que pode gerar estática conforma a movimentação.

Nesses casos para solucionar o problema basta inverter os cabos de força da rede na tomada elétrica.

Também conforme já falamos, é recomendável utilizar um lençol comum sobre o lençol térmico.

Mas fique tranquilo quanto a isso, essa situação não oferece riscos à saúde.

Como limpar. Posso lavar?

Sim pode ser lavado manualmente. Você pode colocá-lo em um balde imerso com água e sabão neutro. Ou ainda estender na base do tanque e esfregar com uma escova se achar necessário.

Evite torcer e não utilize ferro de passar, para não danificar a fiação.

Você pode utilizar uma toalha para retirar o excesso de água e deixar o lençol térmico estendido para concluir a secagem.

Proteja o controlador de temperatura para não molhar.

Como guardar 

Os fios internos se dobrados com frequência podem romper impedindo o pleno funcionamento do produto.

Por isso o melhor é enrolar o lençol para guardar. Espere o lençol esfriar antes de guardar. Também é importante não colocar objetos pesados ou mesmo outros cobertores sobre o lençol térmico enquanto ele estiver guardado.

Cuidados adicionais

Se for usar com crianças ou idosos que não tem controle da bexiga, utilize uma capa protetora impermeável.

Não ligue o o equipamento se ainda estiver dobrado, mesmo que for para um teste rápido.

Outra dica, lençol térmico não é cobertor, não é para se cobrir e sim para deitar sobre ele.

Certificação do INMETRO

Muitas marcas  por conta dos custos envolvidos não possuem a certificação o INMETRO.

É importante verificar se o produto que você está adquirindo possui certificações. Alguns fabricantes além do INMETRO possuem também a certificação de SENAI.

Nesta página você pode consultar se o produto que você está adquirindo possui certificação: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/lista.asp

Por fim o lençol térmico é um produto seguro, excelente para os dias de frio, proporciona aquela cama quentinha irresistível em um ma noite gelada de inverno.

Mesmo não sendo considerado um produto terapêutico para pessoas que sofrem com dor em dias de frio, o lençol térmico pode proporcionar uma boa melhora.

Com o calor os músculos tendem a relaxar aliviando a dor e desconforto causados pela rigidez muscular.

Então sabendo de tudo isso você pode aproveitar o conforto que o lençol térmico pode oferecer para suas noites de sono.

Isso pode lhe interessar:

Como a meia de compressão no inverno pode ajudar a manter os pés quentinhos

Como a meia de compressão no inverno pode ajudar a manter os pés quentinhos