Top 3 Motivos para você usar uma meia de compressão

por

Curitiba, 18 de maio de 2022

Um dos principais motivos para você usar uma meia de compressão é que promove uma melhor circulação sanguínea nas pernas. Então, quer saber mais motivos? Leia aqui no blog Mobraz!

Cansaço, inchaço ou dores nas pernas estão sendo comuns em seu dia a dia? Muitas vezes, isso é causado por longos períodos sentado no escritório ou trabalhando em pé sem nenhum descanso.

Também em viagens de longa distância, seja em voo ou pela estrada, é comum o desconforto e até mesmo câimbras. Além disso, é possível estar sofrendo de insuficiência venosa que é quando as válvulas das veias não funcionam bem e bloqueiam o fluxo natural para o sangue circular.

E se você pratica algum esporte como atleta de corrida ou futebol, esses incômodos nas pernas passam a ser mais frequentes. Então, diante disso, o que fazer? Quais os recursos disponíveis para resolver esses problemas?

É nesse momento que as meias de compressão desenvolvem a sua função de maneira eficaz. Além disso, elas previnem o aparecimento de todos esses desconfortos.

Logo, aqui estão top 3 motivos para você usar uma meia de compressão. Portanto, confira a seguir e analise se não é isso que está faltando para você melhorar o seu desempenho como atleta ou reduzir esses sintomas.

Confira também: Como a meia de compressão no inverno pode ajudar a manter os pés quentinhos

Top 3 Motivos para você usar uma meia de compressão

A busca pela meia de compressão está crescendo a cada ano. E isso tem seus motivos, pois cerca de 90% das pessoas já tiveram (ou está tendo) inchaço e/ou dores nas pernas recorrendo, assim, ao que ela oferece.

Desse modo, o seu uso já não é mais para tratamento médico aos que sofrem de má circulação ou outros problemas nas pernas.

Em dias como hoje, tanto atletas, idosos, adultos e até mulheres em gestação estão usando essa meia.

Portanto, conheça estes top 3 motivos para você usar uma meia de compressão e usufrua de todos os seus benefícios.

1 –  Inchaço das Pernas

O inchaço das pernas (edema) pode resultar em várias condições médicas. Sendo assim, por exemplo, problemas como insuficiência cardíaca, doença renal e gravidez podem fazer com que o corpo retenha líquidos.

Com isso, pode levar ao inchaço nas pernas. Aliás, um problema sério como insuficiência cardíaca ou doença renal requer outros tratamentos, mas usar meias de compressão pode ser uma parte simples para ajudar a tratar os sintomas nas pernas.

2 – Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda (TVP) é o desenvolvimento de um coágulo de sangue em uma veia da perna ou da pelve. Desse modo, esses coágulos podem ser bastante dolorosos.

Eles também podem causar complicações graves, incluindo embolia pulmonar se o coágulo atingir os pulmões.

Logo, as meias de compressão podem ajudar a prevenir a TVP.

E, se você já teve uma TVP, usá-las pode ajudar a aliviar a dor e prevenir complicações. Além disso, usar meias de compressão durante a viagem é especialmente importante, pois ficar sentado por longos períodos em um avião ou em um carro pode tornar a TVP mais provável de ocorrer.

3 – Varizes

Pesquisas mostram que os benefícios de usar meias de compressão para varizes podem ir além da gravidez. Assim sendo, pesquisadores que revisaram sete estudos com 356 participantes notaram que muitas pessoas sentiram que seus sintomas melhoraram ao usarem as meias.

Por fim, tinham menos inchaço e o fluxo sanguíneo era melhor.

Leia mais: Meias de compressão para atividade física melhoram a performance

Como as meias de compressão ajudam?

As meias de compressão ajudam, principalmente, no que diz respeito aos problemas venosos das pernas. Assim sendo, quase 90% dos distúrbios nas pernas se originam nas veias.

Então, um exemplo é a insuficiência venosa que impede que as válvulas das veias funcionem adequadamente. Logo, o sangue fica retido nas pernas e com baixos retornos para o coração.

Dessa maneira, ao apertar suavemente as pernas, as meias de compressão aumentam a pressão nos tecidos sob a pele.

E isso reduz o excesso de vazamento de fluido dos capilares e aumenta a absorção desse fluido tecidual pelos capilares e vasos linfáticos.

E sabe qual o resultado? A redução do inchaço e prevenção do inchaço. Além disso, reduz a capacidade das veias se expandirem para encherem de sangue, o que impede que o sangue flua para trás e cause congestão.

Se o sangue se acumular nas veias das pernas, isso pode causar uma variedade de problemas, incluindo alterações na pele.

Também danos às paredes e válvulas das veias, inflamação da veia (também chamada de flebite, tromboflebite), varizes e até coágulos sanguíneos.

 

Além da insuficiência venosa, também outra ajuda que as meias de compressão fornecem é auxiliar no fluxo sanguíneo quando você está sentado por longos períodos de tempo, como um longo voo no avião, ônibus ou carro.

Com menos movimento e circulação mais lenta, há mais acúmulo e retenção de sangue nas pernas, o que pode aumentar as chances de coágulos.

E embora a ameaça de coágulos não seja um alto risco se você pratica esporte, provavelmente, notará desconforto ou inchaço quando estiver em atividades físicas constantes e intensas.

Por isso, as meias de compressão ajudam a manter essa circulação e reduzem todos esses sintomas. Enfim, esses top 3 motivos para você usar uma meia de compressão o manterá saudável, disposto e sem quaisquer complicações nas pernas.

E para facilitar a sua vida, a loja Mobraz, disponibiliza diversos modelos, tipos conforme a necessidade, condição de saúde. Para mais informações, clique em Meias de compressão.

Para tanto, gostaríamos de destacar que o blog Mobraz é expressamente para fins informativos. Então, não substitua o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico e o tratamento, caso esteja com algum problema nas pernas.

E fique à vontade para receber notícias sobre bem-estar, viver com mais qualidade de vida sempre que quiser.

Enfim, para mais esclarecimentos assuntos relacionados à saúde, procure ajuda médica. Além disso, para mais conteúdo como esse, navegue em nosso blog e se foi útil essa leitura, compartilhe conosco.

Isto pode lhe interessar: 5 dicas sobre meias de compressão

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *