Mãos e pés gelados: porque isso acontece e como prevenir o problema

por

A queda nas temperaturas durante o inverno aumenta o desconforto nas madrugadas. Quem sofre com mãos e pés gelados normalmente tem dificuldade de se aquecer mesmo embaixo dos cobertores.

Se você já acordou no meio da madrugada a procura de uma meia e acabou perdendo o sono, este post é para você.

Vamos explicar porque as extremidades ficam mais frias e dar dicas de como prevenir esse problema.

Acompanhe o post para descobrir como se manter quentinho até nos dias mais frios.

pés e mãos gelados

 

Mãos e pés gelados: porque acontece?

Acordar durante a noite sentindo frio nas mãos e nos pés não é nada agradável. Porém, trata-se de uma reação comum do organismo de autorregulação.

Pesquisadores apontam que essa é uma resposta saudável do corpo às baixas temperaturas do ambiente ou ao contato com uma superfície gelada.

A sensação de mãos e pés gelados ocorre porque o nosso organismo interrompe o fluxo sanguíneo nas extremidades para manter o aquecimento dos órgãos internos.

O hormônio responsável por controlar esse processo é a noradrenalina. A substância age por meio de receptores alfa-adrenérgicos nas células musculares, contraindo os vasos sanguíneos.

O resultado disso é o esfriamento e a palidez da pele desta região do corpo.

A situação afeta pessoas de todas as idades. Contudo, idosos e crianças estão mais expostos, já que normalmente sofrem com a imobilidade e muitas vezes não se mantém cobertos durante as noites.

Além disso, curiosamente, as mulheres têm maior predisposição para sentir frio nas mãos e nos pés.

Isso ocorre porque elas costumam ter menor massa muscular e baixo índice de gordura corporal – fatores essenciais para produção e manutenção do calor em qualquer estação.

Como evitar o problema?

A melhor maneira de evitar que as mãos e os pés gelados cheguem a despertá-lo durante a madrugada é prevenir a situação. Por isso, alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a fazer isso.

Faça atividade física

Pode parecer estranho, mas ter uma rotina que inclui a atividade física com regularidade é muito importante.

Isso porque os exercícios fortalecem artérias, veias, sistemas e tecidos do nosso corpo, aumentando a oxigenação do organismo.

Quando a nutrição está melhor, a regulação de temperatura do corpo é mais eficiente e constante.

Uma boa forma de potencializar os resultados da atividade física é usar meias esportivas de compressão.

O tecido elástico destas peças aumenta a tensão nas veias e nos músculos, ampliando o fluxo sanguíneo e reduzindo o acúmulo do ácido lático.

Assim, além de ser manter aquecido, você ainda sofrerá menos com espasmos e dores musculares no pós-treino.

Mantenha uma dieta equilibrada

Ter uma dieta saudável é essencial para fortalecer o sistema circulatório e a imunidade.

O recomendado é reduzir a ingestão de açúcares e gorduras e aumentar o consumo de vegetais frescos, sucos e saladas. O equilíbrio é a palavra-chave para o bem-estar em qualquer idade.

Beba bastante água

Manter o corpo bem hidratado é fundamental para regular a sua temperatura. Mesmo nos dias mais frios é preciso ter cuidado com a quantidade de água ingerida.

O ideal é que pessoas adultas bebam pelo menos 2 litros de água diariamente.

Para facilitar criar e conservar este hábito, você pode ter uma garrafinha sempre por perto e usar aplicativos gratuitos para lembrar de manter a hidratação ao longo do dia.

Pare de fumar

O hábito de fumar diariamente é prejudicial aos vasos sanguíneos. O tabagismo estreita as veias, facilitando a formação de coágulos.

Quando a circulação sanguínea está prejudicada, pés e mãos ficam mais gelados.

Além disso, o consumo de cigarros ainda favorece a formação de feridas, gangrenas e úlceras na pele. 

Com tantos malefícios, é impossível querer continuar fumando, não é mesmo!?

Controle a ansiedade

O nervosismo e a ansiedade têm efeitos nocivos no organismo. Estes problemas emocionais tensionam as artérias e as veias, impedindo que o sangue flua para os membros inferiores.

Já viu alguém suar frio em meio a uma situação estressante?

O efeito da insegurança no corpo humano é bem semelhante a isso, porém ocorre de maneira mais constante e duradoura.

Mantenha o corpo aquecido

Invista em luvas, meias e lençóis térmicos nas noites mais geladas. Essas peças atuam como isolantes e reduzem a perda de calor.

O ideal é que as meias tradicionais e as luvas sejam usadas em ambientes externos.

Use meias de compressão

As meias de compressão são ótimas alternativas para manter as pernas aquecidas em locais fechados.

Esse tipo de peça ajuda a estimular a circulação sanguínea nas pernas, ajudando a prevenir várias doenças.

Quando o sangue volta mais rápido das pernas para o coração, a vasoconstrição é menor. Logo, os pés tendem a ficar mais aquecidos por mais tempo.

Existem três níveis de compressão diferentes:

  • suave: como o próprio nome já diz, exerce uma tensão mais leve nas veias e artérias. É recomenda para prevenir varizes durante e após a gestação; para mulheres que usam anticoncepcional; pessoas que irão realizar viagens longas e para quem trabalha na mesma posição por muito tempo;
  • média: a compressão intermediária é ideal para indivíduos que já sofrem com as varizes e o inchaço; durante o pré e o pós-cirúrgico; e para quem tem propensão hereditária para problemas circulatórios;
  • alta: o nível mais alto de tensão deve ser recomendado apenas com acompanhamento médico. É usado por pessoas que têm varizes em grau avançado; inchaço contínuo nas pernas; e casos graves de doenças venosas.

As meias de compressão são muito indicadas para pessoas que paermanecem longos períodos na mesma posição, por isso muitas pessaos que trabalham em pé, ou por várias horas sentado, com pouca mobilidade podem utilizar uma meia de suave ou até mesmo de média compressão de acordo com a prescrição médica, não só para aliviar o desconforto com o frio nas pernas e nos pés como também para a prevenção de problemas vasculares. Não raro pessoas em condições de pouquíssima mobilidade como pacientes em uma cama hospitalar, ou usuários de cadeira de rodas utilizam meias compressivas afim de prevenção de tromboses e outros problemas circulatórios. Mas reforçando que meia de compressão é comparável a um medicamento, o médico vascular é o especialista a ser consultado para prescrição deste tipo de tratamento.

Orientação médica

As dicas que demos até aqui podem ajudar você a se manter quentinho durante o inverno.  Contudo, algumas doenças podem contribuir para que as extremidades se mantenham geladas mesmo seguindo todos esses passos.

Saiba quais são as condições capazes de causar esse quadro:

  • doença de Raynaud;
  • hipotiroidismo;
  • anemia;
  • danos neurológicos causados pela diabetes;
  • deficiências de vitaminas;
  • doenças renais e do fígado;
  • disfunções metabólicas;
  • intoxicação por determinadas substâncias nocivas ao organismo.

Caso você perceba que mesmo mantendo todos esses cuidados seus pés e mãos continuam gelados, é indicado procurar orientação médica.

O profissional é o mais indicado para avaliar o seu quadro individualmente e conduzir o tratamento, se for necessário.

Gostou das dicas para evitar mãos e pés gelados? Compartilhe com seus amigos.